Roraima Adventures é selecionada para final do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A empresa de turismo Roraima Adventures, desenvolve há quatro anos um projeto de recolhimento de lixo no Monte Roraima e nas trilhas que levam ao cume do monte localizado na tríplice fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. Por desenvolver a prática da sustentabilidade e proteção ambiental, é que a Roraima Adventures foi selecionada para estar na final do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo no Brasil. A iniciativa, lançada em 2012, pela Braztoa tem mais de 200 iniciativas inscritas e 56 delas premiadas em todas as regiões do Brasil. Todas as propostas são analisadas por representantes de entidades e instituições como a Organização Mundial do Trabalho (OMT), Organização das Nações Unidas pelo Meio Ambiente e Ministério do Turismo.

A ideia de realizar o ‘arrastão’ da limpeza no Monte Roraima surgiu da necessidade de se desenvolver ações de sustentabilidades. Segundo a idealizadora, a diretora de Relacionamentos da Roraima Adventures, Lena Matos, o projeto nasceu em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de pós-graduação em Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos Turísticos Sustentáveis. “Para elaboração do projeto, tivemos a orientação da professora Leila Ghedin do IFRR [Instituto Federal de Roraima], porém, todos os recursos e materiais utilizados na implementação do projeto foram oriundos da Roraima Adventures”, ressaltou.

Muitas dificuldades foram enfrentadas pela equipe, formada por brasileiros e venezuelanos. Devida a importância do Monte Roraima como atrativo para o turismo de aventura, a cada ano aumenta o número de visitantes, consequentemente, os resíduos deixados são encontrados das trilhas ao cume. “O lixo tem se tornado um grande problema, daí que observei que poderia se fazer diretrizes que visem maior sensibilidade aos turistas e empresas que trabalham no Turismo”, conta.

Para ela, levar essa proposta para outros lugares do país resulta no sentimento de gratidão a todos os envolvidos nesse trabalho e mostrar que é possível aliar o turismo com a responsabilidade social. “O Prêmio, se vier, será a recompensa pelo trabalho realizado, porém, o bem mais precioso será o reconhecimento de todos os envolvidos na limpeza das trilhas na ocasião, e, sobretudo, no cuidado com esse lugar tão especial”, finalizou.

Em maio deste ano, o site EducaRR publicou a matéria “Centenas de quilos de lixo são retiradas do Monte Roraima”, que conta o envolvimento de diversas pessoas nessa ação de limpeza. Confira em: https://educarr.com.br/index.php/2017/05/16/centenas-de-quilos-de-lixo-sao-retiradas-do-monte-roraima/.

Por Yasmin Guedes

Equipe EDUCARR