Conheça as possibilidades de ingressar em cursos técnicos em Roraima

Ana Karoline Morais tem 18 anos e está na fase final do curso técnico em rede de computadores, no Senai (Serviço Nacional da Indústria), iniciado em 2015. A escolha aconteceu pela necessidade de obter qualificação para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Moradora no bairro Cambará, na zona Oeste de Boa Vista, Ana Karoline seguia para aula de bicicleta, transporte coletivo ou com o pai, para sede do Senai no Caimbé. Com um ano de curso, agora passa pela etapa de estágio. “Acredito que terei novas oportunidades de emprego até porque esse período de estágio servirá para melhorar meu currículo”, disse.

Ela conta não ter escolhido o que estudar sob influência da família e ter recebido apoio. “Minha mãe sempre quis que eu fizesse [esse curso]”. Ana seguirá para outra área a partir do próximo semestre: no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Assim como Ana Karoline, milhares de jovens e adultos em Roraima viram nos cursos técnicos a chance para profissionalização ou aprimoramento para o mercado de trabalho que tem se tornado cada vez mais competitivo, principalmente em situação de crise econômica.

No Senai, situado na avenida dos Imigrantes, no bairro Caimbé, zona Oeste da Capital, são ofertados seis cursos técnicos e o ingresso é feito por meio de seletivo. São eles: Técnico em Segurança no Trabalho, em Confeitaria, em Manutenção e Suporte em Informática, em Rede de Computadores, em Comunicação Visual e Eletroeletrônica.

Os cursos são todos na modalidade presencial. A novidade para 2016 está para os cursos de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Segurança no Trabalho com a abertura de turmas para aulas à distância. Em todos acontecem aulas práticas e teóricas, para que o aluno exerça, de fato, a profissão. Segundo informou a assessoria de comunicação do órgão, no último seletivo foram mais de 500 inscritos para concorrer às vagas ofertadas para cinco cursos.

Além do Senai, o Serviço Nacional do Comércio (Senac) está na lista de instituições que oferecem oportunidade de ingresso a cursos técnicos. Atualmente, o Senac trabalha com 13 cursos presenciais nas áreas de administração, serviços jurídicos, marketing, cozinha, análises clínicas, saúde bucal, enfermagem, informática, redes de computadores, recursos humanos, eventos, guia de turismo e estética. Outros quatro cursos acontecem na modalidade à distância, nas áreas de transações imobiliárias, segurança no trabalho, recursos humanos e meio ambiente. Por turma, a média de vagas fica entre 20 a 30 alunos. Divididas em aulas práticas e teóricas, os cursos acontecem em locais específicos e adequados para cada realidade com duração de um a dois anos e meio.

Conforme a assessoria de comunicação do Senac, a oferta dos cursos depende da necessidade do mercado de trabalho e do comércio, e para entrar é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. “O mercado também espera ansioso por esses profissionais, que estejam mais preparados e cada vez mais focados em determinada área. Sem falar na expectativa de remuneração, que em muitos casos vão até R$7 mil por mês”, informaram.

Para quem procura cursos na área da Educação Profissional de Nível Técnico de forma gratuita, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) dispõe de várias áreas em seus campi. Para cursar, o candidato precisa concorrer a uma vaga por meio de prova/seletivo. Podem estar integrados ao Ensino Médio, Subsequente e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No campus Boa Vista Centro tem curso de Técnico em Enfermagem; Técnico em Eletrônica; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Secretariado; Técnico em Edificações; e, Técnico em Informática. Já no campus Boa Vista Zona Oeste há cursos de Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Comércio. No campus Amajari tem curso de Técnico em Agropecuária; Técnico em Agricultura; e, Técnico em Aquicultura. E, no campus Novo Paraíso, os cursos de Técnico em Agricultura; Técnico em Agroindústria; e, Técnico em Agropecuária. No campus Avançado Bonfim tem os cursos de Técnico em Comércio Exterior e Técnico em Administração.