Professor de português do Cursinho da Poli analisa possíveis temas para a redação do exame
Em ano de vestibular, a grande pergunta que circula no meio de estudantes e dos professores é: que tema pode cair na redação?
Os especialistas de português e redação do Cursinho da Poli reforçam a importância dos debates em sala de aula, com objetivo de abrir a mente do aluno para a realidade à sua volta. Esse trabalho tem proporcionado temas antecipados e um texto assertivo para quem está se preparando para as provas.
André Valente, professor de Língua Portuguesa do Cursinho da Poli, dá dicas de alguns temas que podem cair na redação do Enem 2017. Confira:
1 – Suicídio
Após o sucesso da série da Netflix, 13 Reasons Why, e também do aumento da discussão sobre o assunto, é possível que temas relacionados a saúde mental possam estar presentes.
2 – Pessoas com deficiência
A prova do ENEM vem com uma tendência de tratar assuntos relacionados a minoria. Em 2015 tivemos o tema de violência contra a mulher, e em 2016 tivemos a intolerância religiosa e o racismo. Um tema sobre pessoas com deficiência possui muita relevância social: a questão da acessibilidade, da inclusão no mercado de trabalho e a inserção de pessoas com deficiência em variados âmbitos da sociedade civil.
3 – Limites na internet
A proposta sobre internet já foi tratada em 2011 com o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. Mas, para 2017, é possível que exista algo relacionado ao discurso do ódio e liberdade de expressão. O limite entre um e outro.
4 – Transexualidade
Além de estar sendo tratado na novela “A Força do Querer”, da Globo, o tema tem sido bem discutido na sociedade. A diversidade sexual e de gênero, no geral.