A OAB Roraima firmou mais uma parceria, nesta quinta-feira (7), com o Centro Universitário Estácio da Amazônia. A assinatura aconteceu na sala de reuniões da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (Caarr), com a presença do presidente da OAB, Rodolpho Morais, e seu vice, Ednaldo Vidal, a reitora do Centro, Brena Linhares, o coordenador do curso de Direito, Pedro Cerino, além de membros da Comissão da Jovem Advocacia da Seccional Roraima.
O presidente da OAB reforçou que o objetivo maior dessa inciativa é oferecer ações que possam aproximar ainda mais a academia da Ordem dos Advogados do Brasil. “Queremos uma interação maior entre os acadêmicos do curso de Direito e a nossa Seccional, por meio da Comissão da Jovem Advocacia. E para que isso ocorra, teremos fórum jurídico, participação da advocacia em início de carreira no Núcleo da Estácio, a participação dos alunos nas atividades da Comissão. Enfim, estamos organizando uma série de ações que vão interessar a todos”, observou Morais.
A reitora do Centro Estácio, Brena Linhares, ressaltou que o momento trata-se de uma formalização das atividades conjuntas que já vem sendo feitas entre as duas instituições. “Estamos renovando nossa parceria que envolve a academia com a prática. Portanto, é uma via de mão dupla, uma vez que é interessante para os estudantes que vão poder praticar antes de concluir o curso, e também para a OAB, que estará sempre perto da academia, ajudando na formação dos profissionais da advocacia”, ressalta.
As atividades previstas no termo de cooperação técnica são, por exemplo, o auxílio ao profissional em início de carreira e oficinas profissionalizantes por meio da Comissão, além da utilização de cabines do Núcleo Jurídico da Estácio pelos profissionais voluntários, bem como a realização do Fórum Jurídico Acadêmico com os trabalhos de conclusão de cursos.
A Comissão da Jovem Advocacia, presente à reunião, destacou a importância da parceria, lembrando a experiência que cada um teve quando deixou a academia e as dificuldades encontradas no início da carreira. Para as advogadas presentes, a iniciativa vai proporcionar acima de tudo um estímulo à prática da advocacia após a conclusão do curso, como também contribuir de forma efetiva para enfrentar os primeiros desafios da profissão, quando se chega ao mercado de trabalho.
“Essa foi a maneira que encontramos de nos aproximar dos estudantes, de estarmos próximo, dando assistência no que for necessário, desde o momento do estágio até o ingresso dele na OAB”, reforçou o presidente da Comissão, Ângelo Peccini.