Você sabia que a Universidade Federal de Roraima (UFRR) oferta o curso de tecnólogo em Agroecologia? Pois é, criado pela Resolução nº 009/12 do Cuni (Conselho Universitário) a graduação permite ao acadêmico ingressar na esfera das ciências naturais, com visão sobre as questões de sustentabilidade e propor, assim, a solução de problemas nas fases econômicas, sociais e culturais.
O curso tem duração de três anos, de forma integral, e as aulas acontecem na Escola Agrotécnica da UFRR, a EAgro, localizada na BR 174, quilometro 37, sem número, no campus Murupu, na região rural de Boa Vista, em parceria com o Instituto Nacional do Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O agroecologista contribuirá para construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável. Atuará em diversos segmentos como em propriedades rurais, cooperativas, movimentos sociais, universidades, em monitoramento de produção, órgãos públicos e privados, além de escolas agrotécnicas.
Além disso, o profissional deverá conhecer a realidade local e regional da produção sustentável, elaborar e colaborar com métodos de organização e funcionamento dos agroecossistemas. Usar de conhecimento adquirido para empreender e divulgar técnicas de produção voltadas para famílias de agricultores, desenvolver projetos para aproveitamento de recursos naturais disponíveis na região.