A folia carnavalesca em Boa Vista inicia esta semana e a prefeitura já começou os preparativos para as ações preventivas contra as doenças sexualmente transmissíveis e HIV. Durante todos os dias de folia na Praça Fábio Marques Paracat, os profissionais da saúde municipal vão entregar preservativos e material educativo. A meta é entregar cerca de 60 mil preservativos, entre masculinos e femininos.
Para iniciar a programação, na manhã desta quinta-feira, 08, uma equipe da unidade básica de saúde do Asa Branca realizou uma sensibilização no semáforo da Avenida Ataíde Teíve com Nossa Senhora de Nazaré.
Os profissionais conversaram com os motoristas e pedestres sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e entregaram mais de 1000 preservativos no local.
Gleidiane Dias, 34, é auxiliar de cozinha e passava pelo semáforo da avenida de motocicleta. Para ela, a sensibilização por parte das instituições de saúde é essencial. “Começa o período de carnaval e as pessoas só costumam brincar muito e não se cuidam, quando caem em si já pegaram alguma doença”.
A enfermeira Lucenir Aires, que coordenou a ação, destaca a importância de a população adotar o uso de preservativos. “Temos percebido que após esse período de carnaval há diversos diagnósticos dessas doenças como a Sífilis, por exemplo, Hepatites e HIV. O preservativo ainda é o único meio de proteção, queremos conscientizar as pessoas para o uso do preservativo, não somente neste período, mas sempre”.
A prefeitura de Boa Vista disponibiliza o preservativo em todas as unidades básicas de saúde, além dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que levam no máximo 20 minutos para serem realizados e ainda o tratamento e acompanhamento necessários para caso de diagnósticos sejam positivos para as doenças.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)