Escola Sesc incentiva a produção de conhecimento entre alunos e professores

Com o objetivo de tornar o aprendizado da Língua Portuguesa mais divertido e dinâmico, professores do ensino fundamental II da Escola Sesc, adotaram a experiência “Rotação por Estações”. A metodologia consiste em criar um circuito dentro da sala de aula, com aproveitamento da tecnologia, que os alunos tanto apreciam.

O intuito é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um circuito com a utilização de vídeos, slides, cartazes e folhetos, além do livro didático. A Rotação por Estações de Aprendizagem propõe uma atividade diferente sobre o mesmo tema central, que em determinado momento os alunos devem inserir a tecnologia digital como ferramenta educacional.

“Essa metodologia se encaixa perfeitamente no que pensamos em relação a educação de excelência. O aluno é protagonista no processo de construção do conhecimento dentro da sala de aula. Com isso, estamos reforçando a importância do estudante pesquisador, sendo totalmente capaz de encontrar novos meios para aprender”, afirmou Vandete Caetano, professora de Língua Portuguesa do Sesc em Roraima.

A combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais e jogos com a aula invertida é fundamental para que os alunos aprendam juntos, e no próprio ritmo. Sabendo da importância do ensino e da priorização do progresso no conhecimento dos docentes da Escola Sesc, o desempenho foi planejado com a educação híbrida, promovendo maior fixação do conteúdo e interação com todos os estudantes.

Metodologia – “Rotação por Estações” consiste em três momentos fundamentais: 1) de interação entre alunos e educador – o professor pode sanar dúvidas, encaminhar projetos, esclarecer conteúdos, indagar questões e provocar debates; 2) de trabalho em equipe – os estudantes trabalham uma ideia em comum, propõem perguntas uns para os outros ou desenvolvem um produto, que confirme seu aprendizado; e 3) de tecnologia – que pode compreender estudos particulares, exercícios on-line, pesquisas, games, entre outros.

Fonte: Ascom SESCRR