A equipe do Departamento de Apoio Pedagógico Curricular do Campus Boa Vista do IFRR, com o apoio da Coordenação de Almoxarifado, iniciou, na última quarta-feira, dia 22, a entrega dos livros didáticos para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O kit de livros didáticos é composto por dez títulos das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além de uma mochila personalizada com a marca institucional.
No ato do recebimento, o aluno também recebe um Termo de Responsabilidade, para ser assinado pelos pais e/ou responsáveis e devolvido no próprio Dape. O objetivo da assinatura do documento é assegurar o cuidado que o discente deve ter com os livros, já que a coleção corresponde ao período letivo de 2018 a 2020.
O Dape coordenou, com os docentes, a escolha dos livros didáticos no fim de 2017, facilitando a melhor escolha para esse triênio.
Alunos beneficiados – São beneficiados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) os alunos do ensino médio integral integrado dos cursos técnicos de Informática, Secretariado, Eletrônica, Eletrotécnica e Edificações. São 5 turmas do 1.° ano, 7 do 2.º e 7 do 3.º, somando um total de 665 alunos.
Para a diretora do Dape, Larissa Jussara de Santana, a importância didático-pedagógica dessa ação se dá pela necessidade de os docentes utilizarem os livros didáticos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem por meio da leitura de textos, realização de exercícios, entre outros.
Cuidados com o livro – Como esses livros serão utilizados por três anos, faz-se necessária a adequada conservação, principalmente da capa. Os livros não devem ser rasurados, riscados com lápis ou caneta e nem danificados, impossibilitando a reutilização.
Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o IFRR integra o Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) e a implementação deste implica recursos significativos para o desenvolvimento das ações didáticas. “A utilização dos livros didáticos se dá por um período três anos e eles representam mais um instrumento de apoio ao professor e recurso de suporte ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. Não devem ser o único recurso, porém são um apoio fundamental, principalmente, ao estudante como meio de estudo e pesquisa”, ressaltou a diretora.
PNDL – O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é executado pelo governo federal, promovido pelo Ministério da Educação e gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao MEC. Esse programa tem como objetivo prover as escolas das redes federal, estaduais e municipais, assim como as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado, com obras didáticas de qualidade.
O PNLD existe desde 1929 e, embora tenha apresentado outras denominações e formatos anteriormente, passou por algumas modificações ao longo de seu funcionamento. Por meio dele, o governo distribui livros de todas as disciplinas constantes do currículo aos estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede pública, configurando-se como um dos maiores projetos de distribuição gratuita de livros escolares em todo o mundo.
Fonte: Ascom IFRR