Quando me pediram para escrever sobre a importância de línguas estrangeiras para quem quer seguir uma carreira em Relações Internacionais (RI), eu me perguntei: “mas quem será que não sabe ainda que outros idiomas são importantes? E não apenas em RI, mas em todas as áreas de conhecimento…”. Mas pode ser que eu esteja errada e você esteja se deparando pela primeira vez com esse questionamento, então resolvi listar três motivos para lhe ajudar a tomar a decisão de estudar outros idiomas.
- Prestígio e oportunidades diferenciadas.
A realidade do nosso Estado é a de que a maioria das pessoas não domina um segundo idioma. Seja inglês, espanhol, francês, ou qualquer outro. Há muita gente que tem noção, que já estudou, que entende bastante quando escuta, que até terminou os estudos em uma outra língua, mas não consegue desenrolar na hora do “vamos ver”. E quem consegue, quem domina um segundo idioma, se destaca na multidão. As oportunidades de emprego e estudos são diferenciadas pelo simples domínio de um outro idioma.
- Menos um trabalho durante a graduação.
Você não precisa entrar na faculdade com o mesmo nível de inglês que um nativo, por exemplo. Mas se você já conhece uma outra língua, metade do seu trabalho está feito porque é preciso ler bastante em outras línguas durante a graduação. A minha experiência foi a seguinte: vários dos meus colegas tinham o trabalho duplo de tentar traduzir o texto em inglês para depois conseguir estudar, enquanto eu poderia me focar em estudar, porque já conhecia a língua. Além disso, muito material de pesquisa disponível apenas em francês foi extremamente útil para a minha monografia, o que não foi possível para quem não conhecia a língua e ficou limitado ao português.
- Qualificação imediata para trabalhar.
Assim que eu terminei os meus estudos formais em inglês, eu recebi uma proposta de trabalho como professora da língua. Talvez esse não seja o seu objetivo final, mas é uma oportunidade grande de conhecer pessoas e começar a montar seu “network”, que são os seus contatos de trabalho. E isso sim, faz parte de uma carreira em RI. Afinal, você trabalha com pessoas em diversos contextos, e as oportunidades e ideias começam a aparecer. Hoje, por exemplo, eu coordeno o Espaço Americano em Boa Vista, que é um trabalho desenvolvido diretamente com a Embaixada Americana no Brasil. Tudo começou porque eu aprendi a falar inglês e usei essa habilidade profissionalmente. É claro que há muitas outras vantagens em saber um outro idioma, mas creio que com essas três é possível se motivar e correr atrás. Então, está esperando o quê?
Ananda Cruz*
Instrutora de Inglês no Centro de Idiomas do Senac Coordenadora da Esquina Americana Bacharel em Relações Internacionais