Em alusão ao Dia da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, o Centro de Educação Sesc iniciou a semana com uma programação especial, envolvendo atividades que buscam a inclusão e a interação dos alunos. A ação está sendo coordenada pelo programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que executa metodologias voltadas para alunos com necessidades especiais.
Às 17h, no Cine Sesc – Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana), será exibido o filme City Down – A História de Um Diferente (2010), que apresenta as dificuldades enfrentadas por um personagem que nasce sem a síndrome em uma sociedade em que todos a possuem. A ação é voltada para os pais e responsáveis dos alunos e visa a conscientização e a integração social.
Para os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I será exibido o filme Síndrome de Down (Turminha da Graça). Os alunos também participarão de exposições fotográficas e rodas de conversa sobre inclusão e integração da comunidade portadora da Síndrome.
Para a psicopedagoga e coordenadora do AEE, Rejane Alves, promover eventos como este, além de valorizar a pessoa com Down, contribuem para a integração delas dentro e fora do ambiente escolar. “Esse trabalho de integração coletiva contribui para que esses jovens compreendam a Síndrome e passem ver essas pessoas com o sentimento de igualdade, entendendo que elas são capazes de ter uma vida normal e até construir uma carreira profissional, como qualquer um”, disse.
Síndrome de Down – É uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais: o par 21. A síndrome provoca uma aparência facial distinta, deficiência cognitiva, atrasos no desenvolvimento e pode ser associada a doença cardíaca ou da tireóide.
Fonte: Ascom SESCRR