Professor de Design da Estácio promove oficinas para jovens carentes

Para ajudar pessoas através do conhecimento de técnicas e habilidades de design, Otávio Coelho, professor do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Estácio da Amazônia, tem ministrado oficinas de tipografia, desenho de letras, para jovens carentes. Esse mês de março a Comunidade Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Jóquei Clube, recebeu a capacitação.

O professor conta que todas as profissões deveriam apoiar a sociedade de alguma maneira, mesmo que algumas pessoas não enxerguem as habilidades de um design gráfico distante de um computador, na prática, várias aptidões desses profissionais podem ajudar cidadãos em estado de vulnerabilidade social. “Eu acredito que toda profissão deveria ter o seu valor social. Médicos já fazem muitos atendimentos de graça para populações mais carentes. Professores já são, por natureza, grandes responsáveis sociais. Essa técnica de desenho de letras pode ser aplicada em vários materiais desde convites de festas, quadros decorativos, quadro negro e cartões com frases motivadoras”, explicou.

De acordo com o professor, o cenário econômico para a profissão não é muito favorável, mas é sempre bom passar conhecimento para os jovens, e gratificante contribuir com a formação dos adolescentes. “Você poder passar conhecimento aos jovens e eles aplicarem esse conhecimento em perspectivas de mudança. O design, a cada dia ganha mais espaço, com criatividade podemos mudar esse cenário atual e quem sabe fazer com que eles trabalhem para ganhar uma grana para ajudar a família”, relatou.

Todos os materiais usados são adquiridos por Otávio que também organiza toda a programação. Ele relata que pretende convidar outros professores para participar do projeto nas próximas atividades e salienta que toda ajuda é sempre bem-vinda. “No momento não temos apoio eu mesmo que dou alguns materiais para os jovens iniciarem os seus projetos da primeira oficina, tais como canetas esferográficas, lápis, canetas hidrográficas finas e grossas, borrachas. Inicialmente ainda estou organizando as oficinas, mas qualquer ajuda é bem-vinda, quem quiser participar ou ajudar basta procurar a Pastoral da Juventude da Comunidade Santa Rita de Cássia”, concluiu.

Segundo Otávio em primeiro momento a oficina foi realizada na comunidade por motivos de residir próximo ao local e por fazer parte das atividades do estabelecimento, todavia, já tem como objetivo expandir as atividades para outras localidades. “Por residir no bairro Jóquei Clube e fazer parte da comunidade Santa Rita de Cássia, esse ano estamos um pouco mais participativos e integrados, além de ser também uma forma de agradecimento de algumas bênçãos que recebemos esse ano. Futuramente tenho como pretensão expandir as ações para outros jovens e comunidades”, relatou.

O projeto inicial de Otávio prevê a realização de mais três oficinas com datas a serem definidas em reuniões realizadas com os jovens no próximo dia 24 de março para a construção de um calendário. “Pretendo realizar os cursos de Pallet design – reutilização de madeiras, Pintura com Estêncil – aplicação em vários suportes e SilkScreen – preparação de telas e pintura em camisas.