Com o intuito de valorizar os brinquedos artesanais feitos à mão e resgatar brincadeiras da infância, atividades lúdicas, produção de artesanato e despertar a criatividade de crianças na produção de produtos feitos com materiais reciclados, o projeto Raízes realiza nesse sábado, dia 31, a primeira edição da Feira de Brinquedos feitos à mão em Boa Vista.
A feira tem início às 19 h no Ateliê Celebrare, localizado na rua Luiz Canuto Chaves, 2180, Paraviana. O Ateliê é um espaço dedicado às artes manuais e a construção de materiais artesanais, sejam brinquedos ou outros objetos para decoração. O evento contará com a presença de expositores e vendedores de brinquedos artesanais.
Alessandra Louçana é organizadora da feira e contou que o objetivo do evento é levar até às pessoas os produtos feitos em casa, brinquedos feitos utilizando o amor e imaginação das crianças. “O intuito é valorizar os brinquedos feitos à mão, o que transborda do coração. È resgatar as brincadeiras de criança, com atividades lúdicas, artesanais, feitas com carinho e cuidado”, explicou.
Essa é a primeira vez que a feira é realizada, no entanto, Alessandra e os parceiros do Projeto Raízes já possuem a intenção que ela ocorra a cada dois meses. Ela conta que a primeira edição foi organizada devido a inauguração do Ateliê Celebrare. “Iremos inaugurar o ateliê Celebrare, e para abrilhantar esse momento, juntamente com o ‘Projeto Raízes, encontro de corações’, estamos realizando a primeira feirinha, mas a intenção é que ela aconteça a cada dois meses”, informou.
De acordo com a artesã e expositora, Marta Llancafilo, os expositores na feirinha são importantes por fortalecerem o trabalho manual, o artesanato com peças e diferentes técnicas, oferecendo variedades para os visitantes no dia da feira, além da troca de ideias e criação de um vínculo maior entre os artesãos. “Para nós expositores a feirinha é uma oportunidade de mostrar o que fazemos com tanto carinho e dedicação, às vezes um determinado trabalho fica restrito a um nicho de pessoas, e com a feirinha mais pessoas vão conhecer o que estamos fazendo.”, relatou a artesã.
Projeto Raízes:
O Projeto Raízes: Encontro de corações funciona há um ano e tem a intenção de oportunizar momentos de recreação, interação, convivência e aprendizado para pais e filhos juntos através de encontros e oficinas de recreação. A cada dois meses, um grupo de profissionais ligados ao universo infantil organiza encontros lúdicos em Roraima, buscando incentivar atividades ao ar livre entre crianças e adultos. Especialmente entre pais, mães, filhos e filhas, equilibrando momentos de atividade física, concentração, filosofia, relaxamento, autoconhecimento, alimentação saudável e espiritualidade, o grupo promoverá eventos que estimulem a reflexão e autonomia no caminho da vida dos participantes.
Por Bryan Araújo
EducaRR