Transformar conteúdo teórico visto em sala de aula em experiências práticas é o objetivo da Primeira Mostra Cultura de Nutrição, realizada nesta quinta-feira, 29, a partir das 18h na área de convivência do Centro Universitário Estácio da Amazônia. No evento, os alunos do segundo e terceiro período do curso vão promover uma exposição de pratos típicos de 16 países distintos.
A Mostra faz parte de uma das atividades da disciplina de História e Antropologia da Nutrição que é ministrada pelo professor Klauberth Alberth. De acordo com ele, a Mostra surgiu como uma necessidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula acerca da história e movimentos culturais da culinária no mundo. “A Mostra nasceu com base no conteúdo teórico sobre o comportamento alimentar e como ele está além da questão apenas da nutrição, mas possui todo um significado e simbologia, com relação à cultura, religião, comportamento, clima e local”, informou.
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, Flávia Gonçalves, os trabalhos realizados durantes as aulas junto da realização do evento possuem o intuito de levar os acadêmicos a desenvolverem habilidades e competências de reconhecimento da cultura e costumes de outros indivíduos na formação de melhores profissionais na área da Nutrição.
“Sempre buscamos transformar o conteúdo teórico em experiências práticas para que os alunos desenvolvam as habilidades e competências para uma formação profissional de excelência. A primeira Mostra Cultural de Nutrição será uma grande oportunidade para eles conhecerem a história da alimentação e nutrição de diferentes países. Além disso, reforçamos a importância da preservação da cultura de um povo”, apontou Flávia.
Ela conta que espera a presença tanto da comunidade externa prestigiando o trabalho dos acadêmicos e dos professores de nutrição, como a comunidade acadêmica para conhecer mais sobre culinária e cultura. “A expectativa é que os alunos dos outros cursos e público externo possam conhecer um pouco mais sobre a cultura de outros países”, completou.
O evento apresentará pratos de culturas de diferentes países e continentes do mundo, como Peru, Argentina, México, Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Grécia, Rússia, Índia, Egito, Líbano, Japão, China, Israel e África. Após as apresentações gastronômicas haverá apresentação cultural com roda de capoeira.