Empresária espalha “dindins” de ração para alimentar animais de rua

Ajudar a quem não tem como expressar a fome e a necessidade por água motivou a empresária Dani Veras a lançar uma campanha em redes sociais para sensibilizar as pessoas a espalharem comedouros ou pequenos sacos plásticos com ração para alimentar cães e gatos abandonados que perambulam pelas ruas de Boa Vista.

“Eu havia comentado dessa ideia de colocar ração nos saquinhos de ‘dindim’, colocar no carro ou na bolsa e levar para os bichinhos”, disse. Segundo Dani, em uma das viagens ao Rio de Janeiro, percebeu que em vários locais havia comedouros com água e comida para animais de rua. Os moradores são os responsáveis por manter a iniciativa.

FB_IMG_1470082098369
Foto: Arquivo Pessoal / Dani Veras

Foi então que a empresária percebeu os resultados: cães ‘gordinhos’. Mas para ela, não basta somente alimentar. Dani incentiva a chamada adoção responsável de animais abandonados. “Bato na tecla de que é necessária a prática da castração para redução da população de animais nas ruas. Mesmo com todas as ONGs (Organizações Não Governamentais), resgatam poucos cachorros e a cada ninhada nasce de três a 10 cachorrinhos”, desabafou.

Enquanto muitos não encontram a sorte de um lar permanente, Dani desenvolve essa campanha para alimentar os animais. Confessa que mesmo antes de iniciar a empreitada, praticava próximo onde mora. “Já que não dá para adotar todos, a gente faz o que pode para, pelo menos, alimentar os desnutridos. Há muitos que estão só a costela. É algo prazeroso e não dá trabalho”, disse.

Dani mantém uma página no jornal impresso Folha de Boa Vista, publicada semanalmente às segundas-feiras com conteúdo direcionado a cuidados e trabalhos da Organização Não Governamental Yawara. “Alimentar não acabará com o problema, mas amenizará a fome de muitos”, concluiu a empresária e voluntária na ONG.