Na próxima quinta-feira, dia 4, alunos da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, situada no bairro 13 de setembro, finalizam o projeto Empreendedorismo na EJA (Educação de Jovens e Adultos). As atividades terão inicio às 19 horas no pátio da escola.
Ao todo 420 alunos participam do projeto que foi desenvolvido durante o segundo bimestre de 2016, com o intuito de despertar nos estudantes o espírito empreendedor, ampliando as possibilidades de exploração do mercado de trabalho.
“Com esse projeto esperamos ampliar as possibilidades de aprimoramento pessoal e profissional, para que nossos alunos tenham condições de competir do mercado de trabalho e continuem motivados a prosseguir nos seus estudos”, ressaltou a gestora da escola, Beatriz Vasconcelos.
O projeto faz parte da avaliação e os alunos são pontuados de acordo com seu desempenho. “São avaliados os stands, vestimentas com merchandising do produto criado, a apresentação da escolha do produto e o jingle, a inovação, ou seja, se realmente é um produto empreendedor. Também vamos avaliar a marca, slogan, rótulo, embalagem e o painel contendo relato escrito do desenvolvimento com fotos”, explicou Nilcinéia Reis, coordenadora da EJA na escola.
Para desenvolver o projeto foi necessário definir os professores de cada turma e realizar palestras sobre empreendedorismo com os alunos. “Aplicamos questionários sócio- econômicos e fizemos analises dos questionários para identificar as aptidões. Também realizamos pesquisa de mercado e a partir daí, definimos os produtos a serem desenvolvidos” concluiu Nilcinéia.
Os alunos participaram de doze oficinas, das quais onze, foram voltadas ao segmento de alimentação e uma voltada para a produção de produtos de limpeza, como água sanitária, desinfetante, sabão liquido, entre outros. “No ramo alimentício, por exemplo, um dos produtos foi o hambúrguer gourmet, onde os alunos produziram desde a carne temperada com ervas picantes, até os mais variados tipos de molhos. Também criamos as delícias no palito, onde a inovação foi produzir alimentos no palito, como doces, pizzas e outros tipos de salgados”, finalizou a coordenadora.