As inscrições para os Jogos Escolares de Roraima, destinadas as escolas da capital, iniciaram nessa segunda-feira, 23, e podem ser feitas até o dia 27 de abril, no Ginásio Poliesportivo Hélio Campos, no bairro Canarinho.
A competição é o maior evento esportivo-social escolar, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria Estadual da Educação e Desporto), sob a coordenação do Instituto do Desporto de Roraima.
O representante da escola deve, no ato da inscrição, apresentar um ofício constando os nomes dos atletas e as modalidades que irão disputar. Em Boa Vista, a etapa classificatória foi dividida em duas fases. A primeira, de 8 a 10 de junho. A segunda será de 15 a 17 de junho.
A fase regional da competição será dividida em pólos, tendo início no dia 9 de maio no município de Caracaraí que irá reunir os atletas dos municípios de Mucajaí e Iracema. De 16 a 20 de maio, as competições serão em Rorainópolis, que receberá além das equipes locais, escolas de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.
Entre os dias 23 e 27 os jogos acontecerão no município de Alto Alegre, que receberá as equipes de Pacaraima, Uiramutã e Amajari.
Em seguida, entre os dias 30 maio e 3 junho, as competições acontecem no município de Bonfim, que será o anfitrião para as competições com Normandia e Cantá.
Os campeões das etapas regionais se classificarão para a etapa estadual, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, em 13 modalidades oferecidas. Os vencedores de cada modalidade representarão o estado de Roraima na etapa nacional, os Jogos Escolares da Juventude Brasileira.
MODALIDADES – Os jogos são compostos de 13 modalidades. Nos desportos coletivos, os estudantes vão disputar as modalidades de basquete, handebol, futebol (campo e de salão) e voleibol.
No individual, eles disputam medalhas nas modalidades de atletismo, natação, ginástica, judô, karatê, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez.
As competições serão realizadas nos seguintes locais: Ginásio Hélio Campos; Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago; Vila Olímpica Roberto Marinho, Federação de Vôlei, Estádio Ribeirão; Campo Rei Pelé e nas Escolas Estaduais Gonçalves Dias; Penha Brasil e Lobo D’ Almada.
Fonte: Secretaria de Comunicação