Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Projeto faz blitz ecológica e distribui mil mudas de plantas

O Programa Dedo Verde está completando 26 e os integrantes foram a campo nesta quinta-feira, 3, para entregar mil mudas de plantas durante uma blitz educativa que ocorreu em frente à Igreja Catedral,na Praça do Centro Cívico.

Dentre as mudas distribuídas estavam frutíferas e ornamentais como: açaí, caju, manga, tamarindo, graviola, oiti, moringa, cupuaçu, árvore da felicidade e Ipê. A ação contou com a parceria daSuperintendência Municipal de Trânsito durante a distribuição das mudas.

Todas as mudas foram preparadas pelos próprios integrantes. Atualmente o Dedo Verde atende 100 jovens. Juntos eles prepararam o humo, que aprenderam a produzir durante as aulas da oficina decompostagem, em seguida fizeram o plantio das mudas.

“Essa ação faz parte das comemorações de 26 anos do Dedo Verde. Por meio dessa ação, os meninos podem devolver parte do investimento que é feito com eles, na vida deles. É uma forma de distribuir natureza, vida, para deixar Boa Vista cada vez mais verde e mais bonita”, contou a coordenadora do Dedo Verde, Karuliny Maia.

No projeto, os integrantes participam de diversas oficinas profissionalizantes, participam de estágios, se preparam para ingressar na faculdade, recebem atendimento psicossocial e podem futuramente garantir um trabalho voltado para o empreendedorismo ambiental.

Guilherme Lopes, de 16 anos, disse que se sente orgulhoso de também poder integrar o Dedo Verde e que vivenciar essa experiência vai além de participar um projeto social. “O Dedo verde representamuita coisa nas nossas vidas, união, amigos, família, meio ambiente, futuro. Aprendemos muito durante nossa permanência no programa. Fico feliz de levar essa mensagem para as pessoas que o Meio Ambiente tem que ser cuidado, preservado, protegido e que nós estamos fazendo nossa parte”, contou.

A autônoma Bernadete Ranzi foi uma das pessoas que receberam as mudas de plantas durante a blitz. Ela contou que viu o Dedo Verde nascer e, que se sente feliz de após 26 anos ver que o programacontinua transformando vidas. “É uma felicidade ver os frutos desse programa depois de tantos anos. Quando vi os meninos distribuindo as mudas parei para pegar uma, eu amo plantas e não poderia deixar de parabenizá-los por essa ação”, disse.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)