Sabadão Concurseiro da Escola do Legislativo tem participação de moradores do interior do Estado

A vontade de passar em um concurso público é tanta que uma das concorrentes do concurso da Assembleia Legislativa, Diarissa Rodrigues de Freitas, 31 anos, veio do município de Mucajaí para assistir aulas durante a terceira edição do Sabadão Concurseiro, na Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho. Na tarde deste sábado, 5, quase 300 alunos assistiram aulas das disciplinas de Português, Informática para Concurso, Direito Administrativo e Regimento Interno da Assembleia.

Diarissa é uma das que busca conhecimento para obter êxito nos concursos públicos em andamento e realizar, dessa forma, o sonho de ser concursada. “Preciso me estabilizar, então tenho que correr atrás. Temos o Núcleo da Assembleia em Mucajaí, mas ainda não ofertaram aulões com essas disciplinas específicas, então sentido necessidade desse tipo de ensino, estou aqui na Escola do Legislativo. A aula está maravilhosa, principalmente para quem mora no interior e não tem acesso a educação. É muito louvável a atitude da Assembleia em disponibilizar acesso à educação a quem está precisando”, avaliou.

Três das quatro disciplinas ofertadas são conteúdos exigidos tanto no concurso da Assembleia Legislativa de Roraima quanto no da Polícia Militar (PM). São elas: Português, Informática para Concurso e Direito Administrativo. Além disso, houve aula sobre o Regimento Interno da Assembleia, assunto específico para o concurso do Poder Legislativo.

No próximo sábado, segundo a coordenadora da Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho, professora Cristina Mello, serão ofertadas, além dessas disciplinas de hoje, Direito Constitucional e Raciocínio Lógico. “Com a oferta de concursos públicos e concurseiros determinados a passarem em algum certame, a Escola do Legislativo vem promovendo o Sabadão Concurseiro e tem recebido grande número de pessoas vindas de todos os bairros de Boa Vista e até do interior do Estado”, comentou.

Ela só tem 18 anos e há um ano está se preparando para passar em um concurso público. Com o lançamento do edital da Assembleia, Tamires Magalhães intensificou os estudos. No planejamento dela o período da manhã que fica em casa é reservado à revisão do material já estudado, e a tarde aproveita os cursos da Escola do Legislativo.

“Fiquei sabendo dos cursos da Escola do Legislativo por meio das redes sociais, e há um mês comecei aqui, e realmente estou gostando bastante, tanto que estou aproveitando também as aulas do Sabadão. Antes eu pagava 200 reais em um cursinho particular, e por ser de graça aqui na Escola do Legislativo achava que não seria tão bom. E quando comecei a estudar percebi que são os mesmos professores dos cursos particulares, os quais são de ótima qualidade”, disse a estudante, moradora do bairro Sílvio Leite.

Candidato ao preenchimento de uma das vagas ofertadas no concurso da PM, Diego Costa Paz, 23 anos, se prepara há seis meses para fazer uma boa prova, e a Escola do Legislativo tem sido um dos canais para atingir a meta. “Estou aqui por conta da oportunidade mais ampla de aprender que o deputado Jalser Renier está nos dando, porque quem não tem condições de pagar um cursinho de R$ 250 vem para a Escola do Legislativo. Hoje é o meu primeiro dia aqui, mas percebi que é o mesmo nível dos cursinhos particulares, com professores intelectuais, tirando sempre a dúvida dos alunos. Aqui é ótimo! Não vou mais perder um Sabadão Concurseiro”, afirmou.

O professor da disciplina Português para concursos, Willer Lira, lembrou que concurso público não é uma loteria. “Por isso é importante participar de eventos como o de hoje, em que nós, professores, trabalhamos conteúdos que poderão ser usados no dia da prova. A população em geral já acordou para o fato de que se não estudar, não vai passar. Então, quem está começando agora a estudar, depois que viu o edital, tenha foco porque o sacrifício é válido. É preciso deixar de lado a curtição, os amigos, a cerveja do final de semana e focar, porque você tem uma missão grande que vai mudar tua vida”, aconselhou.

Conhecer na prática as atividades da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima é uma das dicas do professor de Direito Administrativo, Andreive Ribeiro. “Além da sala de aula, prestando muita atenção e fazendo as anotações devidas, tem que revisar todo dia quando chegar em casa, e daqui mais uma semana fazer nova revisão e se exercitar com questões da banca.Para que esses candidatos possam alcançar o objetivo deles, sugiro também acompanhar a prática legislativa. A Assembleia tem sessões todas as terças, quartas e quintas-feiras, então é importante assistir essas sessões, observar como funciona a Casa Legislativa, entender melhor o que cada um desses cargos faz, para que tenha mais conhecimento”, recomendou.

Fonte: SupCom ALERR