Jovens aprendem sobre as consequências do uso de drogas em escola

Mais de 400 alunos do 5º e 9º ano da Escola Estadual Girassol tiveram nesta quarta-feira, 3, um dia diferente para aprender sobre os malefícios causados pela dependência das drogas. A ação é realizada em parceria entre a escola e a Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis.

A equipe de saúde atua há mais de dois anos com grupos de jovens e adolescentes nas escolas, com ações de Educação e Saúde. A proposta é conscientizar os jovens a mudarem os hábitos na alimentação e incentivar a buscarem melhor qualidade de vida.

Diversos assuntos são abordados nos encontros. Nesta quarta-feira, o tema foi o perigo das drogas. O convidado especial para abordar o assunto foi o comunicador Janjão, do Cine Atitude, que trabalha há bastante tempo com ações de prevenção contra as drogas. “Passamos orientações e informações de forma bem descontraída, na linguagem deles, com vídeos, músicas, conversando com eles. Esta é a melhor forma de passar a mensagem”, destacou.

Ketlen Adriana, do 7º ano, participou pela primeira vez da ação.  “É sempre bom estarmos atentos e bem informados, principalmente a gente que está todo tempo exposto a tantas situações. Achei interessante a história que o palestrante contou, de como é difícil sair desse problema, o melhor é evitar”, disse.

As unidades básicas de saúde realizam ações nas escolas das proximidades, que envolvem também palestras com parceiros convidados e temas variados,  vacinação, aplicação de flúor e outras. As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).