O Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR-CAM) vai disponibilizar aos alunos da unidade que pretendem prestar o Vestibular 2017 da Universidade Federal de Roraima um espaço na Coordenação de Turnos (Cotur), com computador e impressora, para que solicitem a isenção da taxa de inscrição.
De 8 a 11 de agosto, em horário comercial, os estudantes podem procurar, na Cotur, a assistente de aluno Joziane Lucas Gomes, que ficou encarregada de atender a essa demanda. Conforme ela explicou, há três anos o campus desenvolve esse trabalho para ajudar os alunos que têm interesse em fazer o vestibular, mas não dispõem de dinheiro para pagar as taxas.
No dia 12, a Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes) vai juntar todos os requerimentos de isenção e os documentos comprobatórios, conforme cada critério de isenção, para entregar à Comissão Permanente do Vestibular da UFRR. “A orientação é que os alunos que pretendem solicitar a isenção leiam o edital antes para saber quais são os documentos solicitados e os providenciem com antecedência”, explicou.
Quanto à expectativa de participação dos alunos, a servidora disse ser difícil precisar, uma vez que, nos dois anos anteriores, a maior procura veio de estudantes do 1.º ano.
Hoje o Campus Amajari tem em torno de 200 alunos matriculados nos cursos técnicos presenciais em Agricultura, Agropecuária, Aquicultura e na Educação de Jovens e Adultos. São duas turmas de 1.º ano, que somam 67 alunos; três turmas de 2.º ano, com 53 alunos, incluindo os da EJA; e quatro turmas de 3.º ano, com 80 alunos distribuídos entre elas.