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IFRR terá Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica em Novo Paraíso

Em breve o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) apresentará à comunidade roraimense um novo espaço didático de produção agroecológica e orgânica. O projeto intitulado “Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapro)”, coordenado pelo professor da unidade Romildo Alves, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conforme o professor, o objetivo do projeto é implantar uma unidade de produção agroecológica integrada e sustentável, que contribua para a difusão dos conhecimentos agroecológicos e orgânicos aos estudantes da área, aos agricultores e às comunidades locais. “O Neapro será um espaço de aprendizagem e, sobretudo, de realizações de práticas agroecológicas. Vale destacar que a proposta foi construída por um grupo de professores e técnicos do Campus Novo Paraíso e conta com o apoio da Embrapa e da Uerr. No núcleo, o foco principal serão as práticas agrícolas dentro da agricultura familiar, no entanto outros aspectos também serão trabalhados, visto que a proposta é multidisciplinar”, completou.

O projeto, que terá duração de 24 meses, já é tema de duas dissertações de mestrado. “O fato de termos estudos focados no núcleo, colabora diretamente para a formação de recursos humanos mais refinados. Contudo, também levaremos em conta os conhecimentos práticos dos produtores locais, ratificando o compromisso de difundir conhecimentos à comunidade. Mesmo aguardando a assinatura do termo de cooperação entre o IFRR e o CNPq, já estamos trabalhando na implantação da unidade”, afirmou o coordenador.

Campus Novo Paraíso do IFRR está localizado no Município de Caracaraí. Atualmente, oferta cursos técnicos nas áreas de Agropecuária, Agricultura e Agroindústria. Com a implantação do projeto, espera-se beneficiar não só os estudantes da unidade como também os que trabalham com a temática no mestrado e na iniciação científica, fortalecendo o interesse vocacional e estimulando a prática da pesquisa científica discente.