Startup de Roraima entre finalistas para aceleração em programa nacional

O aplicativo roraimense Cia Petite está entre as 300 startups finalistas para segunda etapa do Ciclo de Aceleração do Programa InovAtiva Brasil. E o melhor, a ideia é a única representante do Estado na lista que envolveu a seleção em 24 estados e o Distrito Federal. A Cia Petite e mais 14 startups representarão o Norte nesta etapa.

O InovAtiva Brasil é um programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e auxilia empreendedores iniciantes que tenham boa tecnologia com oferta de mentoria, capacitação em empreendedorismo com apoio de profissionais renomados. Este ano, o destaque foi para áreas como Saúde, Tecnologia da Informação (TI), Serviços e Agronegócio.

Ronilson Duarte é um dos idealizadores do Cia Petite. Para ele, a seleção do aplicativo deu à equipe a sensação de trabalho reconhecido. “É um processo nacional e quando se trata desse tipo de aceleração, ele é o mais conhecido do Brasil e tem parcerias como o Facebook e Google, por exemplo. Foi muito bom”, comemora.

A concorrência foi grande. Mais de mil novas ideias se inscreveram na primeira etapa. Destas, 300 avançaram para segunda etapa e o desafio não para por aí. Cento e vinte e cinco chegam a final e apresentam as startups para empresários ou futuros investidores.

Para Rnilson, as ideias passam a ter valor quando “tiradas do papel”. “Qualquer pessoa que tenha um projeto, tire do papel. Pois a necessidade que você observa é a necessidade de muitas outras pessoas e vai somar isso. O mercado está aí para todos”, reforça. Até mesmo para Cia Petite ganhar os downloads demorou alguns anos.

Lembra que agora em Boa Vista há o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), uma ferramenta para ajudar aqueles que possuem uma ideia, mas não tem como desenvolver. “Corra atrás. Você é o que você realiza”, disse.

O APP – Criado em 2012, mas lançado em novembro de 2015 durante a Feira Gastronomia realizada pelo Sebrae, o Cia Petite é um guia com mais de 100 empresas do ramo gastronômico em Roraima. Tem para todos os paladares: restaurantes regionais, sorveterias, massas, comida japonesa, lanchonetes e barzinhos. “Ele conecta as empresas aos usuários”, frisa.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais iOs e Android. Os idealizadores são Ronilson Duarte, Moises Maciel, Lucas Carvalho e Leonardo Seefeld e a ideia surgiu quando, em uma reunião, houve a necessidade de pedir algo para comer, mas não havia por perto contatos de locais que entregassem comida.

De maneira fácil e dinâmica, o Cia Petite mostra aos usuários os locais que estão abertos no momento da busca, com a finalidade de poupar tempo a quem procura. O aplicativo divide as categorias do estabelecimento, mostra endereço, telefone e formas de pagamento, além das bandeiras de cartões magnéticos. Há ainda a guia de Promoções, onde o usuário se cadastra e conhece a oferta do dia.