Agentes de desenvolvimento dos 15 municípios de Roraima receberão esclarecimentos sobre todos os produtos de atendimento do Sebrae como Rede Simples, Sebrae em Ação e Plantão Empresarial. Os conhecimentos servirão para o atendimento aos microempreendedores individuais. O curso acontecerá nesta segunda (28) e quarta-feira (30), a partir das 8h no auditório da sede do Sebrae/RR, avenida Major Williams, 680, São Pedro.
Serão em média 40 participantes entre servidores municipais e colaboradores do Sebrae, que participarão ainda de oficina de Canvas, para conhecerem a metodologia e palestra sobre o E-social, ministrada por representante da Receita Federal. Profissionais do Conselho Regional de Contabilidade também estarão esclarecendo algumas dúvidas dos participantes.
Além de apresentar os produtos do Sebrae o curso vai orientar a forma correta de prestar atendimento aos empreendedores. Núbia Ribeiro, gerente da Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR, explica que agentes de desenvolvimento é um dos itens constante na Lei nº123 que prevê tratamento diferenciado favorecendo a micro e pequena empresa.
“Esse personagem tem o papel de articular e mobilizar, aproximando o poder público e empresariado. É quem vai ajudar a tirar a lei do papel. Este é um trabalho desenvolvido em parceria, capacitamos os profissionais das prefeituras, para que desempenhem o papel de atendimento aos microempresários. Para isso também temos o apoio de órgãos afins como o Conselho Regional de Contabilidade e Receita Federal”, ressaltou
O agente de desenvolvimento é um funcionário da Prefeitura, capacitado pelo Sebrae, que a partir da capacitação está apto a desempenhar o seu papel, apoiando nos planos de compras e desenvolvimento dentro do município. São eles que auxiliam nos processos do que é necessário para compras públicas, inovação, educação empreendedora, envolvendo os atores, que vão desde vereadores a representantes da indústria e serviços,
Além da capacitação o Sebrae também participa com o trabalho de consultoria para que tenha esse ambiente de negócio favorável aos empreendedores. Esta será uma oportunidade para atualizar conhecimentos técnicos sobre formalização de empresas em especial microempreendedores individuais, além de apresentar o novo modelo de atendimento Sebrae, compreendendo procedimentos, fluxos, processos manuais e estratégias de atendimento ao cliente desenvolvidas pelo Sebrae/RR.
Programação:
30/05 (Quarta-feira)
8h: Café da manhã
8h30: Recepção aos participantes
9h30: Palestra: Como se tornar microempreendedor individual
10h30: RedeSimples
11h: Atendimento Sebrae (Agências; Sebrae em Ação; Plantão Empresarial; Estratégias de Acesso a mercado; Programa de Negócio a Negócio e SebraeLab).
12h: Intervalo Almoço
14h: Oficina – Canvas (Modelo de Negócios)
16h: Intervalo
16h15: Oficina – Canvas (Modelo de Negócios)
18h: Encerramento do dia
30/05 (Quarta-feira)
8h: Palestra E-Social
10h: Intervalo
10h15: Conselho Regional de Contabilidade – CRC
11h15: Projeto de Municipalização
12h: Intervalo Almoço
14h: Conhecendo as soluções no atendimento – Sebrae digital e soluções a distância e Central de Relacionamento. Orientação e acesso ao crédito.
15h: Conhecendo as soluções Sebrae
16h: Intervalo
16h15: Apresentação dos projetos/ Cadeia produtiva das Unidades Técnicas do Sebrae
17h30: O papel da ouvidoria
18h: Encerramento