Práticas pedagógicas para diversidade em debate na Estácio nesta quarta-feira, 25

As práticas pedagógicas no contexto da diversidade estarão em debate nesta quarta-feira, 25, a partir das 18 horas, no Centro Universitário Estácio da Amazônia, durante mais um encontro pedagógico promovido entre os professores da instituição. O encontro é realizado com o intuito de repassar instruções sobre as atividades acadêmicas do segundo semestre do ano, e discutir novidades no universo da Educação.

A palestrante será a professora Joelma Oliveira que explica que a discussão vai girar em torno de como educar e construir conhecimentos a partir das práticas pedagógicas  nas instituições educativas como a Universidade. “Refletir práticas inclusivas no contexto roraimense, práticas que produzem sentido para a vida das pessoas, dos acadêmicos que estão sendo formados diariamente pelos professores, pela instituição como um todo”, ponderou.

A palestra é parte dos estudos de Tese de Doutorado da professora Joelma Fernandes, que discute as docências e práticas pedagógicas das escolas de fronteira de Roraima. A professora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Joelma Oliveira, é autora do livro  “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” em parceria com o professor Elói Senhoras. A obra, resultado de três anos de pesquisa, mostra diferentes situações de aprendizado e possibilita reflexões sobre o exercício da docência.

“Esse é um momento de motivação para os docentes. Todo início de semestre a direção organiza esse encontro para os professores se encontrarem antes de voltar às aulas, oferecendo um momento de descontração, mas também apresentando uma prática nova que possa ser um diferencial para eles em sala de aula”, explica a coordenadora de extensão, Marcela Liege.

Na quinta-feira, 26, serão realizadas atividades e dinâmicas a fim de inteirar os docentes da instituição com o novo semestre e também possibilitar a integração motivacional de volta às aulas, que iniciam no dia 30.