A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), participou mais uma vez do projeto desenvolvido pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A coordenadora de Cultura da UFRR, Flávia Santa Rita, e os alunos que compõem o coral Madrigal foram convidados para essa iniciativa que possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da universidade em diversas áreas de conhecimento e cenários de Santa Catarina.
Segundo Flávia, a experiência de participar de uma ação de extensão como a do Projeto Rondon é intensa e gratificante.
“O aluno é lançado a se aproximar da comunidade com uma linguagem que alcance as pessoas. Então ele tem que conviver com as pessoas que ele nunca viu na vida, interagir com elas. Não tem nada que se compare a essa experiência, é bem intenso. O tempo no projeto não é medido pelo cronos, mas pela intensidade, porque são dias tão fortes, você passa manhã, tarde junto, na madrugada preparando as oficinas, que você perde a noção do tempo e, quando acaba, você cria laços fortes com as pessoas que você até então não conhecia”, destaca.
Cada integrante da UFRR ficou em uma cidade diferente, o que permitiu a realização de oficinas, palestras e ações sociais em 13 municípios do Vale do Itajaí. Esta foi a 15ª operação realizada pelo estado de Santa Catarina e a segunda que a UFRR colabora com o evento. Todas as ações promovidas pelo NER partiram das demandas das próprias comunidades catarinenses.
As iniciativas do NER têm o envolvimento de diversos atores, como a população, as Prefeituras dos municípios envolvidos no projeto e a Udesc.
“Atendemos grupos de idosos, escolas, creches, centros de reabilitação, centros de assistência social, falamos com os profissionais de saúde e também participamos da revitalização de praças em parceria com a comunidade, com a prefeitura e as secretarias municipais”, disse.
O encerramento da ação extensionista foi em Brusque, cidade localizada a 122 quilômetros de Florianópolis. A principal atração da festa foi o Coral Madrigal, que cantou músicas regionais, nacionais e internacionais.
Informações sobre o Núcleo Extensionista Rondon podem ser obtidas no site udesc.br/nucleorondon