Vítimas de violência doméstica formalizam acordos judiciais

Além de acolher psicologicamente as mulheres vítimas de violência doméstica, o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), programa da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, também garante que estas pessoas tenham acesso à Justiça. Nesta terça-feira (31), foi realizada mais uma etapa de homologação de acordos judiciais, frutos de audiências conciliatórias intermediadas pela instituição.

Foram homologados 10 acordos sobre questões como pensão alimentícia, dissolução de união estável, divórcio e divisão dos bens, intermediados pela equipe do CHAME, como parte do processo de atendimento em função da violência doméstica.

A dona de casa V.A, de 31 anos e o construtor civil, F.C, de 37, têm um histórico de agressão no relacionamento e após o atendimento pelo CHAME, entraram em acordo sobre a pensão alimentícia do filho de um ano. “Achei o atendimento muito rápido, consegui resolver a minha situação em menos de um mês. Se não fosse o Centro, ia demorar mais”, disse a vítima.

A equipe orientou o companheiro dela a participar das atividades do Núcleo Reflexivo Reconstruir, que oferece atendimento psicológico e realiza rodas de conversas envolvendo homens com histórico de comportamentos agressivos.

O juiz da Vara Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Erick Linhares, responsável pela mediação das audiências, afirmou que o diferencial deste serviço é o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica. “As mulheres podem recorrer ao CHAME, que possui uma equipe para atendê-las da melhor forma possível”.

Para a advogada do Chame, Fabiana Baraúna, o atendimento facilita a vida de muitas famílias que procuram apoio jurídico. “A conciliação é a melhor forma. Os dois envolvidos saem ganhando. Nem sempre é fácil, porque tratamos de violência doméstica”.

ATENDIMENTO – Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CHAME, basta procurar a unidade e explicar o problema enfrentado. O centro funciona na rua Coronel Pinto, 524, Centro. O contato também pode ser feito por meio do Zap Chame: 98402-0502. Mais informações podem ser obtidas por meio do call center 0800 095 0047.

 

Fonte: SupCom ALE-RR