A amamentação na forma mais plena foi captada pelas lentas da fotógrafa Vanessa Babora, em fotos que fazem parte da Exposição Mamar Infinito, aberta na noite desta quarta-feira, 1º, no Roraima Garden Shopping, bairro Caçari, como parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação em todo o Brasil.
São 14 fotografias que mostram diferentes mães amamentando os filhos. “Eu amamento meu filho de dois anos e queria trazer isso para a exposição, pra que as pessoas vejam que não é feio amamentar em público. Muita gente tem ainda esse preconceito e algumas mães tem vergonha de dar de mamar aos filhos em público, e essas fotos mostram para as pessoas que esse é um momento lindo, divino.”
Algumas mães que participaram do ensaio fotográfico estavam presentes na abertura da exposição. “É um prazer muito grande participar desse projeto que captou o sentimento verdadeiro do ato da amamentação, e assim incentivar o aleitamento materno”, disse Danielle Bergman.
A Exposição Mamar Infinito fica aberta ao público pelos próximos seis dias. Para Sílvia Furlin, coordenadora do Banco de leite Humano do Estado, é uma forma de sensibilizar toda a população. “O bebê tem o direito de se alimentar quando ele quiser, e a mãe pode amamentar onde ela quiser, então a exposição vem para fortalecer o vínculo entre mãe e o bebê, e as ações voltadas ao aleitamento materno”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO – As ações de incentivo ao aleitamento materno seguem durante esta semana com palestras sobre o aleitamento materno. No dia 7 de agosto, a Campanha encerra com o Mamaço, onde várias mães irão se reunir no HMI (Hospital Materno Infantil), num grande ato de amamentação. Também haverá um café da manhã, uma ação de beleza realizada em parceria com o Projeto Meu bebê Minha Vida e desenho artístico em gestantes, com o Artista Plástico Edinel Pereira.
Fonte: Ascom SESAU