A Revista Multidisciplinar Pey Keyo Científico acaba de lançar sua nova edição (volume 04, número 1, 2018). A publicação é editada pelo Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário Estácio da Amazônia. A publicação pode ser acessada no formato on-line, através do endereço eletrônico: http://revistaadmmade.estacio.
O periódico possui uma perspectiva multidisciplinar, logo, os artigos dessa edição pretendem apresentar e discutir pesquisas e trabalhos que contribuam para a percepção da realidade em suas múltiplas facetas, compreendendo que a dinamicidade presente na realidade só pode ser entendida em um contexto em que as várias ciências estejam em constante contato e relação.
Com periodicidade semestral, a publicação é formada por dois conselhos distintos. O primeiro é o Conselho Editorial propriamente dito que é formado por membros titulares do Núcleo de Pesquisas da Estácio. O Segundo Conselho, denominado Consultivo, é formado por profissionais das múltiplas áreas que corresponde ao caráter multidisciplinar da Revista.
O editor chefe da revista, professor Wender Silva, explica que para submissão de trabalhos o autor não precisa ter titulação de mestre ou doutor. “Basta ter artigo científico, fazer o cadastro no sistema de submissão da Revista e submeter o artigo. A publicação será avaliada por uma banca de avaliadores da área de conhecimento da produção”, disse.
A revista publica trabalhos inéditos (com resumos em Português e Inglês), elaborados no contexto das diversas áreas do conhecimento, em seus sentidos mais amplos. Especial atenção é concedida a trabalhos que contribuam para a investigação e esclarecimento de aspectos fundamentais da sociedade. As publicações são lançadas nos meses de outubro e maio.
O fluxo de submissão é contínuo, e o material para publicação deve ser enviado para o e-mail jakson.marques@estacio.br em dois documentos digitados em Word for Windows: a) um documento contendo o texto na íntegra, sem identificação dos autores e b) um documento contendo somente os dados de identificação (título do trabalho, nome, titulação e vínculo institucional do(s) autor(es); endereço, telefone e e-mail para contato). Outras diretrizes para autores podem ser conferidas na página da Revista.
Pey Keyo quer dizer ‘caminho’, na Língua Yanomami, etnia indígena que habita a tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. Criada em 2015, como parte das ações do Núcleo de Pesquisas da instituição, o nome Pey Keyo foi escolhido como indicativo de que a instituição “compreende a importância da diversidade cultural, e das múltiplas vozes que compõem o caleidoscópio que é a sociedade”.
O periódico foi lançado durante o Encontro anual de Iniciação Científica que recebe os trabalhos realizados em sala de aula durante os semestres. O evento é aberto à comunidade e também tem a participação de outras instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Estadual de Roraima.