Atividades práticas na pós-graduação da Estácio aproxima estudantes da profissão

Para aproximar os acadêmicos do curso de pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria do conteúdo teórico aprendido em sala de aula, o Centro Universitário Estácio da Amazônia tem apostado nas vivências práticas do mercado por meio de aulas diferentes. Essa semana, durante a disciplina de Demonstrações Contábeis, o professor Dorivaldo Barreto reuniu 15 alunos participaram para um exercício que consiste em realizar o levantamento da demonstração do resultado do exercício de uma empresa.

Para colocar em prática o que foi aprendido em classe, os estudantes utilizaram a loja de uma das estudantes matriculada na disciplina. “Na atividade, demonstrei a importância do controle através dos demonstrativos contábeis e financeiros com a prática na empresa de uma das alunas. Os acadêmicos foram até o local e fizeram o levantamento para a Demonstração do Resultado do Exercício o (DRE)”, disse.

Uma das primeiras atividades desenvolvidas, o DRE é um documento contábil de comprovação com o intuito de especificar a elaboração do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. “Uma Demonstração do Resultado do Exercício expõe o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa”, explicou o professor.

Os estudantes finalizaram a prática com a entrega das análises das demonstrações financeiras, contábeis e a governança corporativa da empresa, além de fazerem o levantamento de todos os dados necessários relacionados a prática contábil e concluíram a análise financeira em sala de aula. “O estudo utilizou o princípio da verossimilhança, aproximando os resultados obtidos o mais próximo possível da realidade. As análises são técnicas que realizam o estudo dos dados e resultados financeiros e contábeis da empresa cujo objetivo é extrair informações para um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização”, relatou o docente.

Dorivaldo conta que os exercícios práticos são uma constante nas disciplinas que ministra. De acordo com ele, essa metodologia aproxima o acadêmico do exigido atualmente na profissão. “A importância dessa prática traz o aluno da pós-graduação para vivenciar a aplicabilidade da contabilidade nas empresas. Sempre procuro trabalhar com a teoria aliada à prática para que os acadêmicos possam fazer essa ligação e entender o que o mercado exige”, concluiu Barreto.

O Centro Universitário Estácio da Amazônia oferece 10 cursos de pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento. Mais informações podem ser obtidas  endereçohttp://portal.estacio.br/.