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Sebrae-RR alcança índice positivo de 96% em pesquisa anual de satisfação e qualidade

Mais uma vez o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae-RR) ganhou destaque na pesquisa nacional de satisfação e aplicabilidade realizada com alunos e professores que fazem parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). O trabalho no Estado alcançou um índice positivo de 96%.

De acordo com a analista técnico do Sebrae-RR e gestora do PNEE, Elissandra Costa, a pesquisa incluiu os clientes de 2017 e mostrou o alcance positivo da disseminação da educação empreendedora com resultado qualitativo, que teve como base uma avaliação feita com aproximadamente 2,4 mil alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.

Segundo ela, foram analisadas as atividades desenvolvidas ao longo do programa que envolve os projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) – voltado ao ensino fundamental; Formação de Jovens Empreendedores, Despertar e Crescendo e Empreendendo – destinado a alunos do ensino médio e ações realizadas com estudantes do ensino superior.

Os alunos do nível superior tem como base a disciplina de empreendedorismo, que trabalha o planejamento estratégico e a questão da inserção no mercado de trabalho. “Os indicadores nacionais afirmam que é assertiva essa ação do Sebrae, tendo em vista que tem contribuído para melhorar os índices de ingresso de jovens no mercado, com ferramentas e oportunidades singulares”, destacou a gestora.

Para Elissandra, o destaque na pesquisa é importante para todo o Estado de Roraima, visto que o Sebrae-RR tem buscado formas de garantir o sucesso do programa nas instituições de ensino. “Todos ganham com esse reconhecimento, sejam os estudantes, os professores, gestores, parceiros e a instituição”, completou.

A pesquisa anual mostrou um resultado de satisfação e qualidade alcançado com o Programa Nacional de Educação Empreendedora. A gestora informou que a porcentagem obtida é consequência de todo um trabalho e esforço conjunto, sendo satisfatório, porém a proposta é melhorar ainda mais esses números.

“Ela avaliou a satisfação geral do curso com 96% e isso é algo que nos orgulha, principalmente porque esse índice vem se mantendo ao longo de três anos consecutivos”, assegurou a analista técnico do Sebrae-RR, acrescentando que o objetivo é subir um degrau de cada vez. “Este ano tivemos o segundo melhor índice avaliativo de satisfação e de resultado qualitativo na aplicabilidade das metodologias”, declarou.

Os resultados qualitativos, segundo a gestora, também estão relacionados à mudança de comportamento dos alunos que participam dos projetos. “Os pais e professores têm percebido de maneira muito forte o reflexo do que eles aprendem em sala de aula, como exemplo, o incentivo ao comportamento empreendedor e o planejamento estratégico”, disse.

Ela frisou que a metodologia usada é a Canvas, uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae para estimular a criação e validade de modelos de negócios. A metodologia nada mais é que um planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, que envolve proposta de valor, segmento de clientes, atividade-chave, parcerias principais e outros.