O Ministério da Educação (MEC) abriu nessa segunda-feira, 20, as inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do semestre 2018.2. Serão oferecidas 106.252 bolsas, sendo 18.070 integrais e 88.182 parciais. Estudantes de baixa renda que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 podem concorrer às vagas que sobraram na edição regular.
O prazo para cadastro vai até sexta-feira, 24, para não matriculados no ensino superior, e até 28 de setembro, para matriculados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br/
Podem se inscrever no Prouni 2º/2018, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Enem do ano anterior e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.
A Estácio oferecerá bolsas integrais, distribuídas nas modalidades: Presencial, Ensino à Distância e Semipresencial para cursos de graduação e graduação tecnológica. Após a seleção realizada pelo ProUni os documentos devem ser apresentados na IES de acordo com o prazo estipulado no comprovante de inscrição que é gerado pelo site ao final do preenchimento dos formulários.
Conforme informou Brena Linhares, reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, o atendimento para apresentação destas documentações será feito na secretaria do aluno, em horário comercial, por ordem de chegada.
“Inicialmente, para a nossa IES constam 26 vagas para os cursos EAD. Para a nossa instituição estas foram as vagas que restaram do processo seletivo. No entanto, o aluno pode se inscrever para outro Campus do Grupo Estácio e transferir para o nosso Campus”, esclareceu a reitora.
De acordo com ela, as vagas estão distribuídas entre os cursos de Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras Inglês e Letras Português.
Quem tem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa pode concorrer às bolsas integrais. Participantes com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa podem se inscrever para as bolsas parciais de 50%. Caso o candidato consiga a bolsa, deve comparecer em até dois dias úteis à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, para comprovar as informações.
As condições para participar do Programa:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.