Técnicos da vigilância em saúde pública dos municípios de Boa Vista e Pacaraima, receberam certificados de conclusão das atividades do projeto EpiSUS-Fundamental. Foram mais de três meses de treinamento para garantir um serviço de identificação de doenças mais efetivo, ágil e completo.
O treinamento preparou os profissionais para detectar, responder e comunicar os problemas de saúde pública à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) com maior agilidade e eficiência. Dessa forma, estratégias de prevenção e combate podem ser criadas e/ou intensificadas.
“A população será a maior beneficiada desse projeto, pois com equipes preparadas para reagir quase de imediato, é possível conter e prevenir a doença antes de se tornar realmente um surto”, explicou Daniela Souza, coordenadora geral de Vigilância em Saúde do Estado.
Durante o curso, os técnicos participaram de oficinas, se envolveram em estudos de caso e assistiram a apresentações de situações vivenciadas por Tânia Portela, consultora do Ministério da Saúde para treinamentos do Episus, e que ministrou o curso.
Para Cleudon Queiroz, farmacêutico bioquímico do Lacen/RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) agora será possível relatar os resultados de exames à vigilância epidemiológica. “Antes, eu não sabia nada sobre epidemiologia. Agora, entendo que além de fazer os exames, devo reportar os resultados para a vigilância epidemiológica, para ajudá-la a combater os surtos de doenças”.
O QUE É – O Episus é um Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada pela SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde) e tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da qualificação de profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) em nível local.