Dia do cliente é oportunidade para pequeno negócio rever estratégia

No próximo dia 15, será comemorado nacionalmente o Dia do Cliente. Nessa data, os empreendedores terão a oportunidade de refletir sobre como estão cuidando dos canais de relacionamento com seus clientes, em especial, no ambiente digital. O Sebrae Roraima vai disponibilizar uma programação nesta sexta-feira (14), das 14h às 17h, na unidade Airton Dias, rua Aquilino da Mota Duarte, 1771, São Francisco.

Uma pesquisa recente, feita pelo Sebrae, mostrou que para ir ao encontro do novo perfil do cliente (que cada vez mais usa a internet para pesquisar, comprar produtos e serviços), os pequenos negócios estão investindo nas estratégias online, buscando desenvolver ferramentas de e-commerce e ampliar sua presença nas mídias sociais.

A pesquisa do Sebrae mostrou que 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possuem perfil no Facebook. Essas são as duas ferramentas mais usadas atualmente pelas micro e pequenas empresas (MPE) na divulgação de produtos e serviços. O levantamento também revelou que o número de empresas que contam com páginas na internet mais que dobrou entre 2015 e 2018, passando de 11% para 27% das MPE.

“O cliente é a razão de existir da empresa, independente do seu porte ou setor de atividade. Por isso, a centralidade do cliente deve ser valorizada em todos os processos do negócio, desde a construção de uma marca que crie identificação com o público, à oferta de um ambiente acolhedor e um atendimento confiável e eficiente. O novo cliente, totalmente conectado, influencia as mudanças no comportamento das empresas, que passam a ser cada vez mais digitais para atendê-lo”, analisa a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes.

Confira a programação do Dia do Cliente no Sebrae/ Roraima:

14h – Boas Vindas da Diretoria

14h30 – Talk Show – O Cliente, Nossa Maior Inspiração (Com a participação das empresas destaques nos prêmios: Mulher de Negócios, MPE Brasil e Desafio Braztoa, que compartilharão experiências e boas práticas da cultura com foco no cliente).

15h30 – Inovando na Forma de Pensar (Vamos construir soluções para os nossos problemas? Rodadas de resoluções de problemas na prática com os clientes)

17h – Encerramento com Coquetel (Música e Parabéns aos nossos clientes).

 

Fonte: Ascom Sebrae RR