Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Projeto da Estácio leva atendimentos básicos de saúde à reeducandas de Boa Vista

Professores e acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia, por meio do Projeto de Humanização no Sistema Prisional, tem levado ações básicas de saúde à reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista. O projeto tem o objetivo de fortalecer a política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional.

As ações do projeto tiveram início no primeiro semestre de 2018 em parceria com a secretaria de Justiça de Saúde (Sejuc), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a Vara de Execuções Penais (VEP), para levar atendimentos de saúde ao sistema penitenciário do Estado. Durante a atividade, os voluntários realizam a coleta de preventivo do câncer de mama e colo de útero. Além disso, também são apresentadas palestras educativas sobre a saúde da mulher.

Nadja Salgueiro, professora do curso de Enfermagem da Estácio, conta que o projeto é relevante para que os acadêmicos possam pôr em prática o que aprenderam em sala de aula, ao mesmo tempo em que contribui com a saúde das reeducandas.

“É um projeto de humanização do sistema prisional em parceria com o curso de Enfermagem com a oferta de serviços de saúde para reeducandos, pois fazem partes das diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) na política nacional de assistência integral a pessoas privadas de liberdade. O projeto tem um grande impacto para os acadêmicos, pois eles conheceram outra realidade e outra clientela, perceberam que não precisam ter receio, pois todas as educandas são tranquilas”, concluiu a docente.

A iniciativa prevê o exercício prático para os acadêmicos de Enfermagem em ações que desenvolvem suas habilidades sociais como futuro profissional. Nas visitas já realizadas à Cadeia Pública, os acadêmicos realizaram uma triagem para acompanhamento do estado de saúde da detentas. A partir do segundo semestre de 2018, a parceria entre as instituições se concretiza e o sistema penitenciário passa a integrar o campo de ações sociais de saúde da Estácio.