SESI possibilita educação de qualidade e acessível para jovens e adultos

Em Roraima esse desejo está mais perto de se tornar realidade. Neste sentido, o Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – CET/SESI, está ofertando mais de 100 vagas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou seja, os trabalhadores industriais, dependentes e a comunidade que ainda não concluíram a educação básica, terão a oportunidade de continuar os estudos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, o SESI atenderá esse público conforme as diretrizes de atendimento da comunidade por interesse da indústria.

O objetivo da ação é oferecer a essas pessoas a oportunidade de concluir a escolarização do Ensino Fundamental nos anos finais (7º ano) ou Ensino Médio, de forma mais flexível, uma vez que, os encontros na escola serão três vezes por semana e em ambiente online, por meio da plataforma de Educação à Distância – EaD.

O diferencial para o Ensino Médio será a metodologia “Reconhecimento de Saberes”, que é um novo método de avaliação e diagnóstico de competências que os alunos possuem, ou seja, eles farão testes e responderão questionários que permitirão a identificação do nível de conhecimento em cada disciplina, com isso, o aluno que alcançar 60% das competências exigidas para cada área/disciplina, receberá a certificação. Este processo tem a duração de três meses.

As empresas industriais, Cerâmica Nova Aliança, Coema Paisagismo, Gráfica Real, Indústria Vitória, e Renovo Engenharia já aderiam ao Programa da Nova EJA, cada uma dessas empresas estão destinando 25 vagas, as quais irão comtemplar industriários e seus dependentes e a comunidade em geral.

Para a Diretora em exercício da Escola do SESI, Gardênia Cavalcante, “é extremamente importante essa oportunidade dada aos trabalhadores industriais e a comunidade, os quais têm interesse em concluir a escolarização. Enquanto instituição esperamos atender esses alunos, oferecer uma educação completa dando condições para que esses trabalhadores tenham uma base educacional fortalecida, garantindo uma educação de qualidade”, preparando-os cada vez mais para o mundo do trabalho”, declarou.

As matrículas já estão abertas e, seguem até o dia 30 de setembro de 2018. Para efetivá-las, os interessados devem entregar na secretaria da Escola, as cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade (histórico escolar até a quarta série para se matricular no ensino fundamental e o certificado de conclusão do ensino fundamental para se matricular no ensino médio); se for trabalhador da indústria apresentar a carteira de trabalho (dados pessoais e o contrato).

Os empresários e trabalhadores das empresas industriais que desejam conhecer mais sobre o Programa e como aderir, podem obter mais informações junto à secretaria da Escola do SESI, por meio dos telefones: 4009-1895, 98126-0099 (WhatsApp), ou no endereço, Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3786, Aeroporto.

A EJA – A Educação de Jovens e Adultos é uma das modalidades da Educação Básica, é destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir os estudos na idade própria, nos Ensino Fundamental e Ensino Médio. As metodologias são adequadas à faixa etária e às experiências de vida dos alunos, enquanto os materiais didáticos e seus conteúdos estão em sintonia com o segmento da indústria em que os alunos trabalhadores atuam.

De acordo com o Portal SESI Educação, a EJA está presente nos 27 Departamentos Regionais do SESI, e já atendeu mais de um milhão de alunos trabalhadores. Este é um resultado da adesão de empresas, secretarias estaduais e municipais de educação, prefeituras, sindicatos, igrejas e associações comunitárias que se preocupam com a formação de cidadãos.

Fonte: Ascom SESI