Em mais uma ação em benefício do desenvolvimento sustentável, o Centro Universitário Estácio da Amazônia realizou durante a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, promovida na última semana de setembro, a instalação de ecopontos para coleta seletiva na instituição.
Os Ecopontos são equipamentos urbanos que agregam uma série de benefícios à população. A médio prazo a instalação dos pontos diminui a infestação de insetos na sua área de entorno com a eliminação de criadouros de mosquitos. A longo prazo garantem a melhoria da qualidade da água, solo e do ar à medida que garantem o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.
A coordenadora de Extensão da Estácio, Marcela Liege, explica que os dois ecopontos da instituição estão localizados em locais distintos, um instalado na sala dos professores destinado ao descarte de pilhas e baterias e outro na área de convivência para o descarte de resíduos sólidos recicláveis como garrafas pet, alumínio e papel. “Nossa intenção é criar responsabilidade ambiental nos discentes e docentes da Estácio. Desde a Semana de Sustentabilidade, todos na instituição estão aos poucos aderindo às práticas do desenvolvimento sustentável no seu cotidiano começando pelo fim do uso de copos descartáveis até o descarte correto dos demais resíduos sólidos”, contou.
Marcela Liege explica que tudo o que é recebido nos ecopontos é carreado para a Associação de Catadores Viva Terra, aumentando a renda e capacidade produtiva das entidades e contribuindo com a renda dos catadores. “Essa perspectiva de colaboração entre entidade de catadores e colaboradores da Estácio agregam valor social e responsabilidade coletiva sobre o material coletado ajudando na construção de um pensamento sustentável”, concluiu.
Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A 6ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social aconteceu em mais de 80 campi da Estácio pelo país e contou centenas de atividades gratuitas para a população, como palestras, oficinas, atrações culturais e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade.
A coordenadora do núcleo Roraima da Estácio Amazônia, Brena Linhares, classificou a Semana como um sucesso, integrando os colaboradores, docentes, discentes e a comunidade em atividades com responsabilidade social e ambiental. “Esse é um momento importante, momento de reflexão e sensibilização no qual trabalhamos pensando no meio ambiente e no lado social do desenvolvimento sustentável”, disse. O tema deste ano foi “o consumo consciente de plástico” e seu objetivo foi estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação ao consumo deste produto.