Sem dúvida os smartphones são indispensáveis na atualidade, seja pela utilidade que oferecem, como informar, encurtar distâncias e localizar, ou como forma de entretenimento. E é exatamente pelo fato de desempenharem tantas funções que o consumo de energia se torna alto e muitas vezes nos deixa sem bateria quando mais precisamos.
Esta é uma das principais preocupações de que depende cada vez mais do aparelho no dia-a-dia. Não dá mais para sair de casa sem levar um carregador. Para ajudar os clientes a usar seus equipamentos com consciência, o diretor regional Centro-Oeste e Norte, Fábio Reis oferece dicas práticas que podem ser desconhecidas de muitos usuários. “Seguindo as dicas, sem dúvida nossos clientes vão poder explorar as ferramentas dos seus aparelhos por mais tempo, de forma adequada e econômica”, explica.
1º Ajustar a Tela:
A luminosidade da tela do aparelho tem um grande impacto sobre o consumo de bateria, por isso o ideal é diminuir o brilho e mantê-lo o mais baixo possível, de uma maneira que ainda seja cômodo para se ler. Outra opção é desativar a opção “brilho automático”, já que ela pode estar otimizada para ficar em um nível bem alto de brilho.
2º Desligar o modo vibração
Apesar de ser uma função útil para quem não quer que o celular toque, o que poucos sabem é que ela consome bastante bateria. O ideal, portanto, seria desativá-la quando necessário.
3º Reduzir o tempo de bloqueio da tela
Boa parte da vida de uma bateria é consumida com o uso da tela de início. Dessa maneira, quanto menos tempo seu celular levar para escurecer a tela, mais ele economiza bateria.
4º Desligar as conexões de Wi-Fi e Bluetooth
Se não estiver usando, desative uma delas ou ambas, pois ambas as funções minam a bateria de qualquer celular.
Tanto os modelos novos Android como os iPhones têm opções para ligar ou desligar ambas as conexões na tela de início, fazendo com que você não precise ir até o menu de configurações.
5º Desativar a localização permanente do GPS
Essa é outra das funções que consome muita bateria. Mas é possível desligá-la ou restringir seu uso.
6º Reduzir as notificações
Se achar que não é necessário saber cada vez que a pessoa curte ou comenta seu post, considere desativar as notificações de suas redes sociais.
Tenha em mente que as notificações acendem a tela e, assim, gastam bateria.
7º Não deixar os aplicativos funcionando em segundo plano
Se está ativada, essa função permite que os aplicativos sejam atualizados quando o celular estiver conectado a uma rede Wi-Fi, por exemplo.
Mas para economizar energia, vale desativar totalmente essa função ou ao menos para os aplicativos que não precisam ser atualizados sempre.
8º Checar quais dos seus aplicativos estão consumindo mais bateria
Tanto no sistema Android como IOS – iPhones – é possível checar qual a porcentagem de bateria usada por aplicativos como WhatsApp, Facebook e Skype.
Assim, fica mais fácil decidir se vale a pena deixá-los abertos ou fechados.
No iPhone, vá em Configuração – Geral – Uso – Uso da bateria. Já no Android, o caminho é Ajustes – Administração da bateria > Uso da bateria.
9º Se tem um aparelho no sistema Android, o ideal é ativar o modo de economizar energia
Você pode ativar essa função para estender a vida da bateria quando lhe for conveniente.
10º Desativar ou reduzir as sincronizações automáticas
A sincronização constante dos aplicativos, fotos, e-mails e outros faz com que a todo momento o sistema busque conexão para sincronizar seus dados com a nuvem, por isso o ideal é desativar ou reduzir essa função.