Círculo da Matemática dá dicas de como gostar da disciplina

Estudar matemática costuma ser assustador para muitos alunos. Pensando nisso os professores da Universidade de Harvard, Robert e Ellen Kaplan, desenvolveram uma abordagem diferenciada onde o segredo está na forma de ensinar a disciplina, e como as crianças vão encarar a matéria.

A técnica, trazida ao Brasil pelo Instituto TIM e colocado em prática por meio do projeto Circulo da Matemática, capacita educadores de escolas públicas de todo o país. Só este ano a meta é beneficiar 60 mil alunos de 18 cidades brasileiras.

A dupla de mestres de Massachusetts-EUA orienta como os pais podem ajudar seus filhos a melhorar o desempenho na ciência dos números, sem traumas ou sofrimentos e como muito prazer.

  1. Ensine a dizer “eu não entendi”.

Geralmente, quando a criança não entende a resolução de um problema, ela pensa: “Meu Deus, não sei isso!  Vão achar que sou burro”. Mas saber dizer “eu não entendi” é muito  importante. Os professores adoram explicar as coisas, só que muitas vezes as crianças não têm essa percepção. Por isso, incentive seus filhos a dizerem de forma educada ao seu professor que não entenderam um determinado conteúdo.

  1. Ajude seus filhos encararem a matemática como uma brincadeira.

Matemática é tão legal quanto artes. É preciso que seus filhos pensem dessa forma e tenham prazer na aprendizagem. Ajude-os a curtir a matemática, aproveitando com os colegas e até brincando mais com os números no dia a dia. 

  1. Incentivem seus filhos a descobrirem sozinhos as respostas.

Entendendo que a matemática faz sentido, as partes se encaixam. Tudo fará sentido e a matemática sempre irá dizer alguma coisa. A disciplina tem ideias e significados, não é apenas uma coisa automática. Quando a criança descobrir que consegue chegar a esse sentido sozinha, vai enxergar a matemática como uma coisa maravilhosa.

  1. Olhe ao redor e instigue seu filho a fazer o mesmo.

Apenas olhe ao redor. “Olhar” é algo que parece fácil, mas não é.  É uma das coisas mais difíceis de aprendermos a fazer porque já temos preconceitos, preconcepções das coisas. Quando se olha de uma forma nova e diferente ao redor, como se fosse a primeira vez, podemos ter um insight, que nos leva a outros insights. Portanto, incentive seu filho a olhar para as coisas de uma forma totalmente diferente e você verá o resultado.

  1. Encoraje seu filho a querer sempre fazer melhor.

A questão é não se satisfazer com o que você fez. Sinta orgulho do que você realizou, mas perceba, no outro dia, que você pode fazer mais, pode ser melhor. É como cozinhar. Você sabe como se cozinha, mas se pensar “eu posso fazer melhor!”, vai preparar pratos ainda mais deliciosos. E é maravilhoso quando isso acontece. Por isso, incentive o seu filho a pensar dessa forma.