Mesmo faltando mais de um mês para o Natal chegar, lojas e departamentos de decoração já estão abarrotados de árvores, guirlandas e demais enfeites para deixar a casa no clima das festas natalinas e atrair clientes que já desejam começar a decorar suas residências. No entanto, segundo a tradição católica existem datas específicas para começar a decoração e aqueles que pretendem seguir a tradição devem ficar atentos.
Um dos maiores símbolos dessa época, a árvore de Natal, representa, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Conforme essa mesma tradição, a árvore deve começar a ser montada quando se inicia o Tempo de Advento para a Igreja – período relativo às quatro semanas que antecedem o Natal, o que corresponde ao dia 2 de dezembro de 2018.
Kendria Cavalcante, 21 anos, integrante da equipe litúrgica e fiel da Igreja Católica, conta que essa é uma tradição seguida a risca em sua família, passada de geração em geração desde que recorda. “Esse é um momento de reflexão, uma das maiores celebrações da Igreja e de seus seguidores. O nascimento de Jesus Cristo representa a renovação da esperança para a comunidade cristã”, relatou.
É importante ressaltar que a árvore não deve ser montada toda de uma vez, o ideal é acrescentar aos poucos os enfeites e adereços, durante as quatro semanas do advento até o dia seguinte ao Natal. A Igreja Católica tende a respeitar o ano litúrgico que começa no Advento e termina no último domingo de novembro. Logo, o primeiro domingo de Advento é quando se costuma montar a árvore e o presépio.
Conforme a tradição, a decoração deve ser intensificada até o dia 16 de dezembro, correspondente a última semana que antecede a data. Já se tratando dos três Reis Magos, pede-se que sejam colocados apenas após o Natal, pois segundo o catolicismo, a visita dos três acontece depois do nascimento de Jesus.
Hora de desmontar: Para os católicos o Natal não dura apenas um dia, a celebração segue até o Dia de Reis, comemorado todos os anos em 6 de janeiro. Nessa data, tradicionalmente está liberado desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina. Nesse dia, os três reis magos encontram o menino Jesus e ele é revelado a todas as nações, terminando o tempo de Natal e começando o tempo comum para a Igreja.