Nos últimos anos a Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) tem reforçado junto à comunidade as orientações sobre como combater o desperdício e praticar o uso racional de água. Para despertar o interesse da sociedade pelo assunto a Companhia lançou o Selo “Amigo da Água no Estado de Roraima”. Por meio dessa iniciativa a empresa homenageará bons exemplos de reaproveitamento de água colocados em prática no dia a dia.
Este mês a empresa fará a entrega do Selo aos primeiros vencedores. A cerimônia será no próximo dia 23 de novembro, às 9h, no auditório da Companhia, no bairro São Pedro, em evento aberto ao público.
“Trata-se de um projeto que sairá do papel. Uma forma da empresa reconhecer boas atitudes e incentivar multiplicadores de boas práticas ambientais para a economia de água tratada, contribuindo par a sustentabilidade ambiental do Estado”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.
Para escolher os vencedores, a Companhia nomeou uma Comissão para analisar os projetos que exploram a reutilização da água. Quatro projetos foram aprovados, são eles: o Hotel Ibis, na categoria empresa, a Escola Municipal Valdemarina Normando Martins e a Estadual Euclides da Cunha, na categoria instituição e na categoria pessoa física o certificado será concedido ao engenheiro Rodrigo Ávila.
“São iniciativas que tem sido executadas em Roraima e que estão no anonimato, mas que merecem reconhecimento por contribuírem, direta e indiretamente para o trabalho de combate ao desperdício de água”, complementou o presidente.
De acordo com a chefe do NMA (Núcleo de Meio Ambiente), Airlene Carvalho para fazer a premiação os quatro exemplos selecionados representam as boas práticas de economia de água.
“O hotel possui uma mini estação de tratamento de esgoto e reutiliza água nos banheiros do hotel. As escolas possuem um sistema de captação de água das centrais de ar e a utilizam para lavar o chão da quadra, do refeitório e os banheiros. O engenheiro construiu uma casa sustentável e que utiliza água de reuso. São atitudes que contribuem muito para o combate ao desperdício e que podem servir de exemplo para outras pessoas. E reconhecer essas iniciativas é o nosso objetivo”, enfatizou Airlene.
Fonte: ASCOM CAERR