Servidores da educação municipal participam de curso sobre cegueira e baixa visão

A prefeitura de Boa Vista, em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Instituto Perkins dos Estados Unidos, está promovendo uma capacitação para profissionais da educação municipal voltada para o trabalho com crianças com cegueira e baixa visão.

A ação envolve dois momentos. O primeiro é o curso “A criança com baixa visão e deficiência múltipla em escola regular”, que teve início nesta quarta-feira, 10, e segue até o dia 13, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Centro, a partir das 8h30. O outro momento da capacitação é o seminário “Educação Sem Limites – Ampliando a visão do professor na educação de crianças com baixa visão”, que ocorrerá no dia 13, no mesmo local, a partir das 9h.

O curso é ministrado pela fisioterapeuta e psicopedagoga, Ana Lúcia Pascali Rago, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e atualmente coordena os projetos Perkins/Lavelle no Setor de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Irmandade da Santa Casa de São Paulo.

Esta é uma iniciativa da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Smec), como mecanismo para o fortalecimento da rede de ensino na Perspectiva de Educação Especial Inclusiva. “O conhecimento desperta nos educadores e na comunidade escolar o olhar de respeito à pessoa com deficiência. A realização de um curso como esse é uma conquista. Ter uma profissional tão conceituada como a Ana Lúcia é muito emocionante, quem ganha somos nós que vamos poder atender nossos alunos da melhor forma possível”, destacou a coordenadora municipal de Educação Especial, Meiry Jane da Silva.

Participam do curso 140 profissionais, entre professores que atuam com alunos com baixa visão na sala comum, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE). Já para o seminário são esperados 322 profissionais como gestores, coordenadores, professores de sala comum e professores das escolas rurais e indígenas, Creches Proinfâncias e Casas Mães.