Muitas crianças e adolescentes em Roraima desconhecem as histórias que norteiam a formação geográfica e populacional da região. E é com essa intenção que estão abertas as inscrições para o concurso “Roraima Contos e Lendas”, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
A ideia é fomentar os estudantes roraimenses a procurar escrituras e obras literárias sobre a história do Estado, para futuras elaborações de textos, com foco no incentivo à leitura e desenvolvimento das habilidades de escrita.
Para participar, os discentes precisam estar no Ensino Fundamental com idade acima dos 11 anos, no Ensino Médio que estejam com idade entre 15 a 18 anos. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que sejam maiores de 19 anos, terão a oportunidade para apresentação de produções autorais.
O período para inscrições segue até 12 de agosto, no Palácio da Cultura Nenê Maccagi. A gestão da escola ou responsável pela instituição precisa assinar a ficha de inscrição do participante. Conforme edital, será desclassificado o candidato que: plagiar o texto, ser produzido por terceiros ou entregar o material com quantitativo inferior ou superior de linhas estabelecidos. A recomendação é que o documento esteja em fonte Time New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples.
Das categorias serão selecionados os três finalistas do concurso. A premiação acontecerá no dia 7 de dezembro e a cada aluno será entregue troféus e as escolas e professores receberão diplomas. Todos eles terão direito a receber exemplares da coletânea literária “Concurso Literário 2016”, que reunirá as obras dos concursos “Jovens Escritores Literários”, “Roraima Contos e Lendas” e “Poesia Dorval Magalhães”.