Inscrições para o concurso “Jovens Escritores da Literatura” encerram dia 12

Abertas as inscrições para o concurso “Jovens Escritores da Literatura”, que tem como finalidade estimular a cultura da leitura entre crianças e adolescentes da Rede Estadual e Particular de Ensino, regularmente matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sem restrição para idade.

O Concurso Literário foi publicado no Diário Oficial de Roraima, do dia 4 de agosto. As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto e as fichas preenchidas deverão ser entregues na Biblioteca Pública de Roraima, localizada no prédio do Palácio da Cultura. Será obrigatória a assinatura do gestor ou representante da escola.

Com a leitura, os jovens passarão a escrever, criar e redigir textos ou qualquer manifestação de literatura a ser transcrita para o papel. O concurso é promovido pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Departamento de Biblioteca Pública. Caberá aos professores e gestores escolares, a intensificação da leitura nas escolas e a motivação para produção textual e comunicativa independente, criativa e espontânea.

A Secretaria será encarregada em formar a Comissão Julgadora, responsável pela avaliação dos trabalhos e escolha dos três primeiros colocados. As produções vencedoras terão a oportunidade de compor o livro “Concurso Literário 2016”. Aos alunos haverá entrega de troféus, as escolas e professores orientadores receberão diplomas, além de exemplares do livro. A premiação acontecerá no dia 27 de outubro, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Maccagi.

Confira as categorias do Concurso Literário: Contos Curtos: participam desta categoria estudantes do Ensino Fundamental II. A redação deve ter, no mínimo mil caracteres e máximo de três mil, tema livre e inédito; Contos Longos: Para esta categoria é necessária a matrícula no Ensino Médio, com redação entre três a sete mil caracteres, com tema livre e de própria autoria; Redação: É preciso cursar o Ensino Médio e escrever sobre a temática escolhida pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) que será encaminhada posteriormente às escolas. A avaliação será feita por profissionais qualificados e atenderá aos critérios utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares; Quadrinho ou Charge: Estar no Ensino Fundamental II, para o quadrinho, e Ensino Médio, para Charge. A criação terá de ser original, com tema livre para produção, e ser entregue em uma folha; Crônica/Artigo: Cursar o Ensino Médio. A crônica ou o artigo darão espaço para criação com tema livre, mas com obediência às Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e possuir características jornalísticas ou literárias.

Yasmin Guedes