IFRR assina convênio para estágio e protocolo de intenções

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) assinou, nesta terça-feira, 11, um convênio de estágio e um protocolo de cooperação com o Consórcio Público Intermunicipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Sustentável da Região Sul do Estado de Roraima (CPISUL-RR).

A assinatura foi realizada no Campus Novo Paraíso, sul do estado. A articulação foi feita pela Coordenação de Extensão do CNP e a formalização pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), conforme explicou o pró-reitor, Nadson Castro. O consórcio tem a participação de cinco prefeituras do sul do estado: Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caracaraí e Caroebe.

Conforme Castro, a assinatura dos documentos vai beneficiar diretamente os alunos matriculados nos cursos oferecidos pelo campus, pois o convênio vai permitir que o CPISUL receba os discentes para fazerem o estágio exigido na grade dos cursos. A partir da data de assinatura, o convênio terá duração de doze meses.

Já o protocolo de cooperação terá duração de dois anos. “É um documento firmado entre o IFRR e o consórcio no qual se assume o compromisso de criar uma agenda de reuniões para que, em breve, seja formalizado um acordo de cooperação técnica”, explicou Castro.

Castro comentou ainda que, atuando como parceiro, por meio do acordo de cooperação, o campus poderá levar o conhecimento técnico para as áreas/projetos que o consórcio desenvolve, por exemplo, o projeto de industrialização, no sul do estado, por meio da fruticultura.

O evento contou com presença do presidente do Consórcio, Argilson Martins, prefeito do Município de Caroebe; do secretário executivo do CPISUL, Chrysologo Rocha de Oliveira Júnior; do pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, que representou a reitora da instituição; do diretor-geral do CNP, Eliezer Nunes Silva; do diretor de Ensino do CNP, Marconi Bonfim; e do diretor do Departamento Técnico do campus, Fernando Figueiredo.

Para o presidente do CPISUL, prefeito Argilson, essa é uma parceria importante, principalmente para o homem do campo. “Com o trabalho que será desenvolvido com essa parceria, por meio desse protocolo de cooperação e do convênio de estágio, podemos sentir que será um trabalho que contribuirá para tirar o homem do campo do isolamento e proporcionará, através da troca de experiências entre esta autarquia, que é o Consórcio, e o Instituto Federal, mais qualidade de vida e desenvolvimento para o povo desta região”, ressaltou.

De acordo com o secretário executivo do CPISUL, Chrysologo Rocha, este primeiro momento foi o de assinatura do protocolo de cooperação e do convênio de estágio. A partir de agora, a ideia é reunir todas as secretarias afins das prefeituras e traçar um planejamento conjunto para distribuir os estagiários pelos cinco municípios da região. “O que nós pretendemos trabalhar com aqueles produtores, a princípio com foco na fruticultura, para estarmos desenvolvendo as primeiras ações, irmos às propriedades e definirmos aqueles que mais se enquadram no foco da ações que buscamos desenvolver”, explicou.

O diretor-geral do Campus Novo Paraíso, Eliezer Nunes, lembrou que a intenção é buscar sempre a ampliação das parcerias com outras instituições e proporcionar a troca de conhecimento entre o que os alunos aprendem na unidade de ensino e a realidade do homem do campo. “Essas são ações que ajudam a melhorar a qualidade do ensino do nosso campus e ainda auxiliam o aluno para que tenha outras visões sobre o conteúdo que aprende no campus”, disse.

 

Fonte: Ascom/Reitoria/Campus Novo Paraíso