Meses atrás, para ter acesso ao histórico de faltas, relatório, notas, encaminhamento dos professores, a auxiliar de Serviços Gerais, Artemisa Santos, 36 anos, mãe do aluno Ryan Santos, precisava ir até a Escola Estadual Ulysses Guimarães, no bairro Sílvio Botelho, em Boa Vista, para saber como estava a vida escolar do filho. Mas agora ela só precisa acessar um aplicativo no celular para ter acesso ao desempenho e das atividades escolar do filho.
“Agora, antes de ele chegar em casa da escola, eu já sei quais são atividades que ele precisa fazer, os recados dos professores e outras informações. Todos os dias eu acesso o aplicativo”, disse Artemisa Santos. Ela contou que ano passado o filho ficou em recuperação, mas só ficou sabendo porque passou a usar a ferramenta. “Ele não me disse nada, mas o aplicativo me contou”, brincou.
Ryan Santos está no 9o ano. Ele disse que aprova o monitoramento da mãe. “Não me incomodo. É até bom porque ela cobra as tarefas e isso tem melhorado muito meu desempenho na escola. Estou mais disciplinado”, disse.
O aplicativo “Escola Ulysses Guimarães” foi criado em 2014, quando o professor Leonilto Cruz buscava estratégia para melhorar o rendimento dos alunos, que estavam abaixo da média. “Eu sabia que isso só era possível com o apoio dos pais. Apesar das limitações, sempre procurei inserir o uso das tecnologias digitais na escola. Os alunos são os mais interessados nessas novidades que, de certa forma, já fazem parte da realidade deles. Foi aí que, por meio de pesquisas, percebi que o uso de um aplicativo poderia contribuir para alcançar resultados melhores e inovar o meu trabalho em sala de aula”, explicou.
No início foi desenvolvido exclusivamente para a disciplina dele, Língua Portuguesa. Hoje, o projeto se estende a todas as disciplinas e para todos os alunos e pais da escola. “Assim que iniciei o projeto na disciplina de Língua Portuguesa, em 2014, o rendimento dos alunos, que estava abaixo da média, aumentou para até 90% de aprovação. Com a ampliação do projeto para toda a escola, ainda estamos avaliando os resultados para, inclusive, aperfeiçoá-lo. Muitos pais aprovaram a iniciativa e acessam com frequência o App e toda semana pais comparecem na coordenação para pegar a senha da área do aluno. Acredito que isto está refletindo no rendimento dos alunos”, assegurou.
A gestão da escola fez reunião com os pais para a apresentação do projeto e a maioria usa o App. Atualmente, são mais de 200 downloads feitos na Play Store.
A ferramenta faz parte do “Projeto Aplicativo Pedagógico”. Ele permite o acesso a todo o conteúdo de interesse de pais, alunos e professores. Têm informações administrativas (calendário escolar, avisos e comunicados) e pedagógicas. Na área do professor, os pais e alunos podem verificar os conteúdos, atividades e trabalhos e assim saber o que cada professor está trabalhando durante o bimestre.
A ideia é dar a informação para o pai acompanhar em casa e verificar se o filho realiza as atividades. Já na área do aluno, cada pai tem acesso à área exclusiva do aluno com senha. Assim, somente o pai tem acesso ao histórico de faltas, relatório, notas, encaminhamento dos professores, dentre outras informações. O Apptambém tem área da Sala Multifuncional e Sala de Leitura e projetos da escola. Álbum de fotos, vídeos e sala interativa (onde pode deixar recados e tirar dúvidas pelo próprio app).
Para baixá-los basta pesquisar na Play Store “Escola Ulysses Guimarães”.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social