Na próxima segunda-feira (8), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) abrirá inscrições para o vestibular 2017 e para os processos seletivos I, II e III. Enquanto o dia não chega, o site EducaRR apresenta dicas de curso ofertados por aquela instituição.
A chamada ciência do homem em vários contextos. Assim exemplifica-se o Curso de Bacharelado em Antropologia na UFRR. O intuito é formar cidadão para atuar em diversos segmentos, principalmente ao que atinge os povos e estados que compõe a região amazônica.
A antropologia estuda o comportamento humano perante a sociedade, as organizações de grupos, o agir na terra como um todo e as semelhanças encontradas entre si. A palavra antropologia é derivada de duas palavras de origem grega: anthropos = homem e logo = razão. Divide-se em dois campos: a Antropologia Biológica e Antropologia Cultural.
O curso tem quatro anos de atuação. Ao sair do centro acadêmico, o antropólogo carregará o domínio para analisar, investigar e elaborar projetos culturais para trabalhar em equipe. Poderão assessorar e/ou promover consultorias em instituições ou organizações públicas ou privadas focadas no etnodesenvolvimento, registrar os patrimônios imateriais ou bem culturais para transmissão desse patrimônio.
Para ser um antropólogo, o candidato deverá possuir conhecimentos em diversas áreas, cooperar com o desenvolvimento local. A sistemática do curso na UFRR volta-se ao contexto indígena, porém, a migração humana, crescimento da população e de bairros, rota para criminalidade, resistência na medicina popular e expansão das novas tecnologias na região se tornaram base para ampliação para atuação deste profissional.