Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Acadêmicas e professoras de Pedagogia promovem Semana do Brincar em escolas

A Semana do Brincar, projeto elaborado por acadêmicas e professoras do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia, em comemoração à Semana Mundial do Brincar, teve sua primeira atividade na manhã dessa terça-feira, 23, na escola da rede pública municipal Rujane Severiano dos Santos, no bairro Alvorada. As atividades buscam o resgate de brincadeiras tradicionais no âmbito escolar, como amarelinha, queimada, cabo de guerra, corrida do saco, entre outras, além da inclusão dos jogos cooperativos e jogos gigantes.

A professora Francisca Araújo Pereira, coordenadora do Laboratório de Práticas do Curso de Pedagogia, explica que o tema escolhido para a ação foi ‘vivências do brincar e aprender na escola’ e tem por objetivo proporcionar a experiência profissional dos acadêmicos do curso de Pedagogia no espaço escolar. “Reconhecendo a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na formação da criança, além de promover o desenvolvimento pedagógico e social dos acadêmicos do curso de Pedagogia por meio das atividades realizadas nas escolas municipais de Boa Vista”, comentou.

Francisca salientou que o projeto está vinculado à Brinquedoteca e se articula com as disciplinas Conteúdo e Prática do Ensino de Educação Física e Estágio Supervisionado. Na quinta-feira, dia 25, o grupo volta a fazer uma nova manhã de atividades, das 7h30 às 12h, na escola Rujane Severiano dos Santos, e na sexta-feira, dia 26, no mesmo horário, é a vez dos alunos da escola municipal Aquilino de Mota Duarte, que fica na comunidade Caetano Filho, no Centro de Boa Vista. “Temos o apoio da professora Herica Maria de Castro Paixão, coordenadora do Curso de Pedagogia e dos acadêmicos”, informou.

A Brinquedoteca da instituição funciona há cerca de três anos, fruto de uma demanda antiga dos acadêmicos e professores do curso de Pedagogia. “O curso conta com espaço destinado ao atendimento de crianças dos bairros no entorno da instituição de ensino e, ao mesmo tempo, um é destinado às aulas práticas de algumas disciplinas”, finalizou.