Carlos Augusto Feliciano, estudante do quinto semestre de Medicina na Universidade Federal de Roraima (UFRR), representou a instituição no Congresso Mundial de Cardiologia e Saúde Cardiovascular. O encontro foi realizado na Cidade do México, entre 4 e 7 de junho.
A UFRR, através de seus programas de apoio aos estudantes que participam de eventos científicos, garantiu a participação do acadêmico, que foi o único selecionado da região Norte para apresentar trabalho no Congresso.
Juntamente com a também estudante Sonia Garcia e o professor e cirurgião espanhol Damian Sanches, da Universidad de Extremadura (Espanha), Carlos desenvolveu um estudo dos efeitos da cocaína nos vasos interiores do coração de ex-usuários de drogas. A pesquisa foi elaborada entre os meses de setembro e dezembro de 2015, na Espanha, enquanto o acadêmico fazia intercambio pelo Programa Ibero-Americanas.
O trabalho contribui como incentivo a futuros desenvolvimentos de saúde mais avançadas para o tratamento e atendimento de pacientes em Roraima, principalmente os ex-usuários de drogas.
Conforme o aluno, a experiência lhe proporcionou um conhecimento e aprendizado que levará por toda a vida. “Foi uma experiência boa para aperfeiçoar os trabalhos que desenvolvemos. Aprender sobre novas tecnologias terapêuticas e a ver como é o relacionamento médico e paciente que outros países tem. Serviu como uma lição de como os médicos tratam os pacientes de forma mais humana. Além disso, pude conhecer muitas pessoas importantes da área da saúde do coração”, afirmou.
Ainda segundo Carlos, a Universidade cumpriu um papel de mediadora deste experimento. “A UFRR foi essencial para que pudesse participar desse evento e aprimorar meus conhecimentos”, disse.
Durante o evento, o jovem fez uma apresentação oral sobre a pesquisa. A banca avaliadora composta por médicos cardiologistas do Reino Unido e Coreia do Sul gostou do estudo, tanto que este foi publicado no Jornal Global do Coração.
O material pode ser conferido aqui: