Acadêmicos de Design Gráfico participam de visita guiada em shopping da cidade

Um grupo de acadêmicos do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Estácio da Amazônia participa a partir das 20h20 desta terça-feira, dia 23, de uma visita técnica guiada em um shopping na Zona Norte de Boa Vista, para observar o projeto de sinalização e acessibilidade do empreendimento. A atividade faz parte da disciplina de Projeto de Sinalização Ambiental, e ficou conhecida na comunidade acadêmica como “Rolezinho no Shopping”.

O professor Adriano Marinho Martins, responsável pela atividade, informou que foi feito um trabalho prévio de arrecadação de pilhas e baterias (celular e computadores portáteis) usadas para depositar no posto de coleta da loja C&A, além de frascos de vidros de perfume de O Boticário para entregar na loja, como forma de contribuir com a coleta seletiva de resíduos recicláveis.

Adriano explicou que todo início de semestre promove a aula prática com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância e funções da rede de informações horizontal, vertical e aérea integradas à acessibilidade e que estão presentes no shopping, considerado como um ambiente modelo para visitação in loco e registro ilustrativo para a apresentação posterior de Seminários desses mesmos alunos sobre as Normas Brasileiras 9050 (2004) da ABNT (referentes à sinalização e a acessibilidade). Com relação à campanha de arrecadação de baterias e pilhas, ele explica que se trata de uma situação de aprendizagem por meio de uma ação socioambiental e educativa. “É uma forma de contribuir com o destino seguro para resíduos poluentes e tóxicos e com a coleta seletiva de resíduos recicláveis”, frisou.

Durante o passeio, ainda segundo ele, os alunos acabam percebendo informações que antes passavam despercebidas, como placas suspensas (sinalização aérea), placas, painéis (sinalização vertical), pinturas no chão e pisos táteis (sinalização horizontal). “Percebendo que estão cercados por um integrado sistema de sinalização ambiental distribuído verticalmente e horizontalmente, cujo fim é a promoção da qualidade de vida de todos que têm direito a ser guiados e a encontrar os serviços oferecidos nos ambientes que frequentam de forma adequada, acessível e segura”, analisou.

Após a atividade, os alunos costumam apresentar as fotos capturadas no próprio passeio e promover discussões calorosas durante as apresentações de Seminários realizadas nas aulas seguintes sobre os Produtos de Design Gráfico percebidos no Sistema de Sinalização ambiental do Shopping, confrontando a realidade local e regional com o disposto nas Normas Técnicas Brasileiras (NBR) da ABNT 9050 (2004), referentes à sinalização e acessibilidade urbanas.