Durante essa semana, acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia participam do XVII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (Seinpe). Este ano o evento está sendo realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entre os dias 26 e 28 de março.
A Estácio participa com 12 pesquisas aprovadas nos formatos de comunicação oral, banner e relato de experiências de estágio curricular. Os trabalhos são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, acompanhados por seus orientadores. As pesquisas envolvem diversos temas como formação continuada de professores, letramento acadêmico, atendimento à criança surda, dislexia, transtorno do espectro autista, entre outros.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, Hérica Castro, salientou a relevância da participação dos alunos no evento. “Esse é um momento importante na vida dos nossos acadêmicos, pois eles estão concretizando sua formação como futuros docentes pesquisadores, apresentando à sociedade o resultado de um trabalho de pesquisa que geralmente leva mais de um ano de trabalho árduo.”, apontou.
Realizado desde 1999, o Seinpe é uma ação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com o objetivo de discutir e evidenciar questões educativas relevantes e atuais no cenário nacional e internacional da Amazônia.
O PPGE da Universidade Federal do Amazonas realiza a XVII edição que ocorre paralelamente com o I Encontro Pan-Amazônico de Educação-EPAED. Os dois eventos visam integrar a pesquisa e a discussão sobre Educação no cenário nacional e internacional. Os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia participam ainda de minicursos e atividades culturais que acontecerão durante os três dias de evento.